PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, terça-feira, 23 de abril de 2024

Comissão trata novamente sobre ação de voluntários na Rua 24 horas


  • 25/05/2023
  • 155 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Camila Porto Nascimento em 25/05/2023
Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira (25), a Comissão Permanente de Cidadania e Direitos Humanos realizou reunião ordinária no Plenário Coronel Valença. Na ocasião, os vereadores dialogaram, mais uma vez, sobre a distribuição de alimentos por voluntários na Rua Alberto Pasqualini, conhecida como 24 horas. Participaram da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Chaves, e o presidente do Comitê Emergência Ruas, Clarício Severo. 

Em reunião anterior,  o colegiado intermediou a questão sobre reclamações sobre o aumento da criminalidade no local, supostamente motivado pelos beneficiados pelas ações sociais. O presidente da Casa, vereador Givago Ribeiro, relatou que recebeu moradores e comerciantes da rua 24 horas, os quais estariam sentindo-se inseguros com ameaças vindas de pessoas beneficiadas pelas ações sociais. Por isso, os munícipes solicitaram a mudança dos locais da distribuição de alimentos. 

A vereadora Roberta Leitão demonstrou preocupação sobre os prejuízos financeiros dos comerciantes do local, os quais teriam perdido clientela. Ainda, a parlamentar solicitou que o problema seja resolvido, brevemente, para que não se criem outros problemas sociais, como o fechamento de empresas. 

O secretário de Desenvolvimento Social relatou que acompanhou as atividades desenvolvidas pelos voluntários na Alberto Pasqualini, conversou com as pessoas assistidas e realizou um levantamento sobre os beneficiários de programas sociais. Informou que dessas somente três pessoas não recebem auxílio financeiro do governo federal e, diante disso, colocou a Secretaria à disposição para o encaminhamento dos benefícios. Sobre a mudança de ponto, o secretário disse que já tem uma alternativa e que irá apresentá-la aos 14 grupos voluntários. “A gente vai chegar nesse denominador comum.” 

O presidente do Comitê Emergência Ruas, o qual coordena os 14 grupos promotores das iniciativas em prol de pessoas em vulnerabilidade social, destacou que o alimento é a porta de entrada para a cidadania: “nossa proposta é o resgate dessas pessoas”, explicou. Severo. Posicionou-se de maneira positiva sobre a troca de local, mediante consulta aos demais participantes. 

A presidente da comissão, Marina Callegaro, salientou que ficou satisfeita com a mediação e solicitou que, após definido o novo destino das ações, comuniquem ao colegiado. 

Texto: Camila Porto

Fotos: Luã Santos


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços