Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

• 05/06/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 05/06/2023

Na manhã desta segunda-feira, no Plenário Coronel Valença, a Câmara de Vereadores de Santa Maria sediou a abertura oficial da 8ª Semana Municipal do Meio Ambiente, promovida pelo Poder Executivo Municipal e pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. O plenário ficou lotado com estudantes de escolas do município, professores, representantes de entidades ligadas ao tema e de instituições, entre outros.

A representante do Conselho Municipal de Defesa do meio Ambiente (Condema), Melissa Salles Medeiros, disse que o conselho completa 25 anos este ano e que a função do colegiado é o de fazer com que as políticas públicas municipais, estaduais e federais sejam cumpridas. “O meio ambiente vem, cada vez mais, sendo importante na nossa vida”.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Vinícius Moraes, que representou o prefeito Jorge Pozzobom na atividade, salientou que o objetivo da Semana do Meio Ambiente é proporcionar uma reflexão na sociedade. “Traz a mensagem de que devemos nos preocupar com a natureza e refletir sobre ela”. O chefe da pasta manifestou que o cidadão se exime da responsabilidade de preservar a natureza e deixa toda responsabilidade para o Estado.

Por fim, o presidente do Poder Legislativo, vereador Givago Ribeiro, ressaltou que a Câmara de Vereadores tem a responsabilidade de ouvir as demandas e contribuir com a implementação de políticas públicas. O parlamentar citou alguns projetos debatidos e aprovados pelo parlamento municipal, como os que tratam do bem-estar animal, Plano Diretor, entre outros.

O chefe do parlamento defendeu alternativas mais sustentáveis para o desenvolvimento. “É possível que tenhamos outras formas de desenvolvimento. Mais sustentável”. E, ao final, relatou que os temas que considera mais caros são resíduos sólidos e água. “A água, por conta da estiagem, já podemos perceber a falta que ela nos faz”.

Os vereadores Juliano Soares e Valdir Oliveira também participaram do evento.

Palestras

Logo após o término da abertura oficial, iniciou uma série de palestras. Confira:

10h – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável – André Agne Domingues, coordenador geral do Condema e Rodrigo de Souza Domingues, aluno do Colégio Marista Santa Maria;

10h20 – Água Bem público Universal – Alexandre Swarowski, presidente do Comitê de Bacias;

10h40 – Consumo Responsável, Cidades Sustentáveis – Márcia Rocha, diretora do Procon;

11h – Fair Market – Rodrigo Debus, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

11h20 – Debates.

Texto: Mateus Azevedo