Santa Maria, quarta-feira, 8 de maio de 2024

Câmara recebe exposições "Olhares Cruzados sobre Santa Maria" e "Povos Indígenas: Tramando Histórias"

• 19/06/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 19/06/2023

Na tarde desta segunda-feira (19), aconteceu na Sala Eduardo Trevisan, a abertura das exposições "Olhares Cruzados sobre Santa Maria" e "Povos Indígenas: Tramando Histórias”. O evento contou com a presença do vereador Pablo Pacheco, representando o presidente da Câmara de Vereadores, bem como dos artistas participantes das exposições.

Jane Zófoli marcou presença como representante da curadora da exposição "Olhares Cruzados sobre Santa Maria", Raquel Fonseca Jane enfatizou a importância de abordar a arte, especialmente a fotografia. Segundo ela, a proposta da exposição é explorar as dores e a vitalidade da cidade de Santa Maria. A artista revelou ter capturado fotografias da sucata em Santa Maria, buscando despertar uma conscientização sobre a problemática do descarte irresponsável e ressignificar o olhar sobre esse tema.

Já a exposição "Povos Indígenas: Tramando Histórias" foi organizada pelo grupo Tecer Santa Maria, formada por artistas locais. A artista Vani Foletto, representante do grupo, explicou que a mostra tem como foco a temática indígena, utilizando tecidos como meio de expressão. As obras apresentam transformações e narrativas que representam a rica cultura dos povos originários.

O vereador Pablo Pacheco expressou sua satisfação ao ver o Legislativo santa-mariense, sendo palco de arte e vida. Ele destacou a importância dessas exposições como fonte de aprendizado tanto para os vereadores quanto para os servidores e o público em geral. Pablo agradeceu a todos os artistas por enriquecerem o ambiente parlamentar com cultura e arte.

A exposição "Olhares Cruzados sobre Santa Maria" está localizada no espaço Novos Talentos e a exposição "Povos Indígenas: Tramando Histórias" pode ser apreciada na sala Eduardo Trevisan. Ambas as mostras permanecerão abertas ao público até o dia 30 de junho.