Santa Maria, quinta-feira, 4 de julho de 2024

• 29/06/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 29/06/2023

Na manhã desta quinta-feira (29), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou reunião ordinária. Na pauta, o colegiado recebeu o superintendente da $ª Superintendência Regional - Santa Maria, do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER), Paulo Ricardo Lopes da Rosa, para tratar sobre obras feitas na estrada que passa pelo Distrito de Santo Antão e liga Santa Maria ao município de São Martinho da Serra. Os parlamentares também aprovaram a tramitação de dois projetos e distribuíram proposição para relatoria.

O superintendente afirmou que sempre que o departamento realiza uma intervenção, procura dialogar com a Corsan e com demais envolvidos e que desconhece a existência de outro problema na localidade, mas acredita que, caso exista, este pode ser resolvido. “Se existe um problema maior, eu desconheço”.

O superintendente relatou também que o DAER não recebe, do governo do estado, recurso para manutenção das estrados sob responsabilidade do departamento desde dezembro de 2022. Para tentar contribuir com um maior aporte de recursos para as estradas estaduais de Santa Maria e região, a comissão irá organizar uma comitiva, com alguns edis, para tentar intervir sobre esse assunto junto ao governo estadual. O vereador Getúlio Jorge de Vargas acredita que a comissão tem como ajudar, pressionando o governo para que aporte mais recursos ao DAER.

TRAMITAÇÃO APROVADA

- Projeto de Lei 9608/2023 – Inclui no Calendário Oficial do Município de Santa Maria a "Semana Municipal da Noz-Pecã, de autoria da vereadora Roberta Leitão. O relator da matéria, vereador Alexandre Pinzon Vargas, em se perecer, opinou pela normal tramitação da proposição. O parecer foi aprovado pelo colegiado.

- Projeto de Lei 9581/2023 – Dispõe sobre o Auxílio Municipal de Amparo à Agricultura Familiar (AMAAF), para mitigar os impactos socioeconômicos em decorrência da estiagem e dá outras providências, de autoria do Poder Executivo. O parecer do relator do projeto, vereador Getúlio Jorge de Vargas, foi pela tramitação da matéria, o qual foi aprovado pelo colegiado.

PROJETO DISTRIBUÍDO

- Projeto de Lei 9595/2023 – Denomina de “Rua Servulo Airton Ilha Silva-Casca” o logradouro público localizado no trecho compreendido entre a Av. Assis Brasil e a confluência das ruas Luiz Mallo e rua Borges do Canto, bairro Itararé, de autoria do vereador Valdir Oliveira. A proposição ficará sob a relatoria do vereador Tony Oliveira, que tem até 14 dias para exarar parecer sobre a matéria.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Clarissa Lovatto