Santa Maria, quinta-feira, 30 de maio de 2024

Comissão de Políticas Públicas recebe reclamações sobre a infraestrutura do Cemitério Jardim da Saudade

• 13/07/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 13/07/2023

Na manhã desta quinta-feira (13), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou reunião ordinária para debater com a comunidade do bairro caturrita a situação do Cemitério Jardim da Saudade. O colegiado também aprovou a tramitação de duas proposições e distribuiu duas matérias para relatoria.

A aposentada, Eliane Marafiga, relatou aos parlamentares “que o cemitério está totalmente abandonado. Não tem portão. Não tem nada”. A aposentada afirmou que o local não tem muro, o que facilita a depredação do local, segundo Eliane.

O vereador Danclar Jesus Rossato disse que, pela falta de segurança no cemitério, está acontecendo furtos entre outros ilícitos no local. “Falta segurança. Falta iluminação”. O parlamentar destacou que os usuários pagam pelo serviço e não estão tendo retorno do poder público.

Já a presidente da comissão, vereadora Roberta Leitão, falou que problema relatado no Cemitério Jardim da Saudade está ocorrendo em outros cemitérios. “Ou seja, nós temos um problema nos cemitérios municipais. Isso é um problema grave em Santa Maria”.

Como deliberação, o colegiado irá convidar o vice-prefeito, Rodrigo Décimo, o procurador geral do município, Guilherme Cortez, o secretário de município de Infraestrutura, Wagner da Rosa e a comunidade do bairro Caturrita para uma reunião ordinária da comissão para tentar intermediar uma solução para o problema.

TRAMITAÇÃO APROVADA

- Projeto de Lei 9577/2023– Dispõe sobre a criação do Programa ISS Tecnológico, que institui benefícios fiscais para as empresas prestadoras de serviços que realizarem investimentos para pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Município de Santa Maria-RS, e dá outras providências, de autoria do vereador Pablo Pacheco. O relator da proposição, vereador Adelar Vargas, opinou pela normal tramitação em seu parecer, o qual foi aprovado pelos parlamentares.

- Projeto de Lei 9611/2023 - Denomina de José Ferreira De Carvalho, a  popularmente conhecida rua 20, compreendida entre a Rua Robinson Flores e Rua Erico Veríssimo, Cohab Fernando Ferrari, Bairro Camobi, de autoria do vereador Admar Pozzobom. O relator, vereador Alexandre Pinzon Vargas, exarou parecer opinando pela normal tramitação. O parecer do relator foi aprovado pela comissão.

PROJETOS DISTRIBUÍDOS

- Projeto de Lei 9609/2023 - Denomina de EVA PEREIRA DA SILVA, a popularmente conhecida rua 12, compreendida entre a Rua Robinson Flores e Rua Vitor Hugo, Cohab Fernando Ferrari, Bairro Camobi. A relatora dessa matéria será a vereadora Anta Costa Beber.

- Projeto de Lei 9618/2023 - Revoga o parágrafo único do art. 8º da Lei Municipal nº 5626, de 04 de abril de 2012, que regulamenta os dispositivos sobre estágios nos órgãos da administração direta e indireta do Município de Santa Maria e dá outras providências.

Os dois relatores têm até 14 dias para exararem parecer sobre as proposições. Participaram da reunião os vereadores Roberta Leitão (presidente da comissão), Adelar Vargas, Alexandre Pinzon Vargas, Danclar Jesus Rossato, Getúlio Jorge de Vargas e Tony Oliveira.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Camila Porto