Santa Maria, segunda-feira, 20 de maio de 2024

• 03/08/2023
  • Geral
  • Criado por: Mateus Azevedo em 03/08/2023

Na manhã desta quinta-feira (03), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão Permanente de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou reunião ordinária para debater problemas na mobilidade urbana do bairro Medianeira. Para isso, o colegiado intermediou reunião entre o Poder Executivo e moradores da comunidade.

O líder comunitário, Carlos de Oliveira, reclamou das más condições de trafegabilidade nas proximidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antonio Reis. Oliveira afirma que o novo trajeto da linha de ônibus causa congestionamento no trânsito e que carros estacionam em locais proibidos e que os alunos da escola têm que atravessar a rua, por falta de estacionamento para as vans escolares. E que esses alunos acabam sendo obrigados a atravessar a via, correndo alguns riscos. “Dia de chuva é terrível, terrível”, desabafa.

Os moradores da comunidade também reclamaram da falta de abrigos de ônibus em algumas vias, solicitaram a colocação de quebra-mola nas ruas Mario Salvador e Izidoro Grassi e uma ação de tapa buraco em algumas vias que, segundo os moradores, estão em péssimas condições de trafegabilidade.

O secretário de município de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, argumenta que muitas vezes o problema é a falta de consciência das pessoas que estacionam em locais inapropriados. “Não tem nenhum órgão de fiscalização que pode estar em todos os locais ao mesmo tempo”, declara. Sobre a solicitação de quebra-mola, o secretário disse que, em um primeiro momento, outras soluções técnicas serão testadas antes da colocação de quebra-mola. Sobre as outras demandas, o chefe da pasta disse que a secretaria fará estudos técnicos para ver quais são as melhores alternativas para solucionar os problemas relatados pela comunidade.

Com relação às más condições de infraestrutura de vias do bairro, o secretário de município de Infraestrutura, Wagner Rosa, afirma que, a partir do mês de setembro, após o período de chuvas, serão feitas várias ações de melhoramento da malha urbana. Relatou também que, dos 16 servidores da equipe que realiza a ação de tapa buracos, nove estão de licença saúde e em licença por outros motivos. O que, conforme o secretário, impacta na atuação da pasta. Wagner Rosa salienta que já existe projeto, no valor de aproximadamente R$ 2 milhões, para ligar o bairro Medianeira a avenida Hélvio Basso. E acredita que, em outubro, iniciarão as obras.

A presidente da comissão disse que a comissão seguirá acompanhando e mediando esses temas.

Tramitação aprovada

A comissão aprovou a tramitação de dois projetos de lei. O primeiro foi o Projeto de Lei 9609, de 2023, de autoria do vereador Admar Pozzobom, que denomina de Eva Pereira da Silva a rua 12, compreendida entre a rua Robinson Flores e a rua Vitor Hugo, na Cohab Fernando Ferrari, bairro Camobi. A relatora, vereadora Anita Costa Beber, opinou pela normal tramitação em seu parecer, o qual foi aprovado pelo colegiado.

A outra matéria que teve tramitação aprovada foi o Projeto de Lei 9618, de 2023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que revoga o parágrafo único do art. 8º da Lei Municipal nº 5626, de 04 de abril de 2012, que regulamenta os dispositivos sobre estágios nos órgãos da administração direta e indireta do município de Santa Maria. O parlamentar Danclar Jesus Rossato relatou a matéria e exarou parecer pela normal tramitação do projeto. O colegiado aprovou o parecer. Conforme o relator, essa proposição permite que alunos do ensino médio e a partir do primeiro semestre do ensino superior, com algumas exceções, possam estagiar em escolas municipais de Santa Maria.

Distribuição de projeto

Os parlamentares distribuíram o projeto de Lei 9610, de 2023, para a relatoria do vereador Getúlio Jorge de Vargas. A matéria denomina de Paulo Amando Flores dos Santos a rua 03, compreendida entre as ruas Luiz Petry e Ernesto Pereira e paralela à Avenida Rodolfo Behr, na Cohab Fernando Ferrari, bairro Camobi. A proposição é de autoria do vereador Admar Pozzobom.

Participaram da reunião os vereadores Roberta Leitão (presidente), Anita Costa Beber (vice-presidente), Alexandre Pinzon Vargas, Danclar Jesus Rossato e Getúlio Jorge de Vargas.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luã Santos