ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Legislativo sedia audiência pública sobre concessão do transporte coletivo


  • 09/08/2023
  • 277 visualizações
  • Audiência Pública
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 09/08/2023
Compartilhe:

Na noite desta quarta-feira (09), a Câmara de Vereadores sediou, no Plenário do Legislativo, a audiência pública sobre a concessão da exploração do sistema de transporte coletivo no município. Na atividade, promovida pela secretaria de Mobilidade Urbana, foram apresentadas as condições gerais que devem orientar o processo de licitação da exploração do sistema de transporte coletivo por ônibus urbano e distrital de Santa Maria. A mesa de autoridades foi composta pelo secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; a promotora de Justiça Giani Saad; o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, o vereador Alexandre Pinzon Vargas e a arquiteta Ida Bianchi.  Também estavam presentes à audiência Luci Duartes, Marina Callegaro, Helen Cabral, Getulio de Vargas, Pablo Pacheco, Juliano Soares e Valdir Oliveira, além de representação da sociedade civil. 

Conforme explicação do secretário Ponsi, audiência pública é ato finalizador de uma série de reuniões realizadas em diferentes locais de Santa Maria, nas quais foram colhidas informações e pedidos junto às comunidades. Após a atividade de hoje, a documentação relacionada ao transporte pública será remetida ao Tribunal de Contas do Estado, que tem o prazo de 90 dias para devolver ao Executivo. E, então, após etapa, acontecerá a publicação do edital de licitação do transporte público.   

O processo de licitação irá prever, entre outros itens, o número de linhas; a unificação das tarifas urbanas e distritais; a quantificação de ônibus com ar-condicionado; idade média dos veículos e o número de cobradores. Também há a previsão de inclusão de novas formas de pagamento da tarifa pelo usuário como, por exemplo, como uso de cartão de crédito e QR Code.

A audiência pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 18.2) e pode ser conferida, na íntegra, no YouTube da TV Câmara SM.

 

Fotos: Isadora Pillar


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços