ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Câmara realiza Sessão Solene para entrega de duas condecorações


  • 22/08/2023
  • 1516 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Camila Porto Nascimento em 22/08/2023
Compartilhe:

Na noite desta terça-feira (22), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou Sessão Solene para a entrega de duas condecorações: a Medalha do Mérito Cultural Edmundo Cardoso e Medalha do Mérito Esportivo Valdemar Rodrigues Martins. A primeira foi entregue a Laédio José Martins e a segunda a Vilmar Barroso. 

O presidente da Câmara, vereador Givago Ribeiro, destacou que as condecorações celebram o mês da cultura e do esporte. O chefe do parlamento citou que esses dois pilares fazem parte de uma construção social por aquilo que engrandece a Santa Maria.

O vereador Valdir Oliveira apresentou o agraciado com a Medalha Mérito Cultural Edmundo Cardoso. “Produtor, diretor e ator, cenógrafo, figurinista, agitador cultural nato”, sublinhou o parlamentar. Ainda, destacou que Laédio atuou como professor colaborador na Universidade Federal de Santa Maria e que, atualmente, é diretor artístico do Coletivo Teatral Ateliê do Comediante e diretor de palco do Theatro Treze de Maio. 

O agraciado Laédio disse que considera Edmundo Cardoso uma figura emblemática e que, durante dois anos, realizou pesquisa sobre a história do santa-mariense. Como resultado desse trabalho, Laédio citou que produziu o filme “Edmundo está em casa”. Sobre a homenagem, ele enfatizou que é privilegiado por ocupar esse destaque quando, a maioria dos negros são depreciados, apesar de valorosos. “Estar aqui, diante de vocês hoje, recebendo esse prêmio é também um merecimento de todo esse povo que lutou antes de mim e que pode construir esse chão para eu pisar e estar aqui, com segurança, falando nesses termos com vocês”, contextualizou o ator. 

O vereador Givago Ribeiro realizou a apresentação do segundo homenageado da noite. Informou que Vilmar Barroso nasceu em 27 de abril de 1946 e, em sua trajetória, sempre foi sempre um grande colaborador e incentivador do esporte. “Além de atleta, radialista, jornalista esportivo e dirigente de clube do futebol”, enumerou. 

O homenageado agradeceu aos familiares, amigos e colegas que compareceram à Sessão Solene. Falou sobre a formação de sua família e a importância dos companheiros de profissão e entes queridos na sua história. Vilmar ressaltou que o seu trabalho é voluntário e se disse comovido pela medalha: “emoção de uma vida do esporte, para o esporte, sem visar lucros”, finalizou.

SOBRE AS HOMENAGENS:

A Medalha do Mérito Teatral Edmundo Cardoso, projeto de autoria do ex-vereador Danier Avello, foi consolidada pela Lei nº 6040, de 06 de janeiro de 2016, e é uma distinção teatral, aos atores, escritores, diretores de artes cênicas santa-marienses, ou aqui radicados, que se destacarem por sua ação em favor do teatro do Município, entregue a cada dois anos no mês de agosto, quando se celebra o Mês da Cultura em Santa Maria.

A Medalha Oreco teve seu projeto de lei de autoria do ex-vereador Luiz Carlos Fort, levando o nome do exemplar jogador santa-mariense Valdemar Rodrigues. A condecoração é uma distinção esportiva, aos atletas, santa-marienses ou aqui radicados, que se destacam no cenário futebolístico de Santa Maria, e é entregue no mês de agosto, tendo como referência a Semana do Esporte, comemorada na segunda semana do mês, conforme prevê a Lei 5557/2011.

A Sessão Solene foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara, canal 18.2 da TV aberta. Acompanhe aqui

Texto: Camila Porto

Fotos: Isadora Pilar


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços