Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mesa redonda discute saúde, transporte e acessibilidade para idosos

• 18/06/2010

Dentro da programação da 1ª Semana Municipal da Não-Violência Contra a Pessoa Idosa, promovida pela Câmara de Vereadores, pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal do Idoso (Comid), ocorreu, na tarde esta sexta-feira (18), no Plenário do Legislativo, nova mesa redonda para discutir o tema. Desta vez, o debate foi sobre os problemas de saúde, transporte e acessibilidade urbana enfrentados pelos idosos em Santa Maria.
Para falar sobre saúde, estiveram presentes Claudete Schroter Lopes, coordenadora adjunta da 4º Coordenadoria Regional de Saúde, e Selena Michel diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde.
Sobre a questão do transporte e da acessibilidade, os convidados foram Sérgio Medeiros, secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Maffini, presidente da Associação de Transportadores Urbanos de Santa Maria, e Eduardo Beuren, gerente geral do Sistema Integrado Municipal (SIM). De acordo com o secretário Sérgio Medeiros, a prefeitura está tentando comprar e instalar cinco sinais para pedestres na cidade, que acionam o sinal vermelho com o apertar de um botão.
A mesa redonda foi mediada pelo presidente do Comid, Juan Vicente Santini. Antes de iniciar o debate, o professor José Francisco Silva Dias prestou uma homenagem ao falecido Alfeu Pizarro, que movimentou a formação de grupos da terceira idade em Santa Maria.

Texto e foto: Gabriela Loureiro