Santa Maria, domingo, 19 de maio de 2024

Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Santa Maria se reúne para debater o ensino de espanhol nas escolas municipais

• 31/08/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 31/08/2023

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Santa Maria se reuniu nesta quinta-feira (31), para discutir a inclusão do ensino de espanhol nas escolas municipais. O encontro, que contou com a presença dos vereadores Luci Duartes, Manoel Badke, Danclar Rossato, Werner Rampel, Juliano Soares, Valdir Oliveira e Helen Cabral, teve como foco principal a reivindicação dos professores de espanhol aprovados no último concurso público.

A Superintendente do Setor Pedagógico da Secretaria de Educação do município, Professora Gisele Bauer Mahmud, explicou detalhes sobre o adiamento da implementação da disciplina de espanhol devido aos impactos da pandemia. Ela enfatizou que o planejamento estratégico é fundamental para garantir a eficácia da nova disciplina e destacou a importância de alocar orçamento suficiente para seu desenvolvimento.

Durante a reunião, a Professora Emanuele Coimbra, responsável por elaborar as diretrizes do ensino de espanhol no município, informou que o documento já foi submetido para aprovação e está em fase de ajustes finais. Ela também ressaltou que a revisão da matriz curricular é uma etapa crucial para a concretização bem-sucedida da implementação do espanhol nas escolas municipais.

Os vereadores presentes levantaram questionamentos sobre a validade do concurso e alocamento orçamentário necessário para a implementação do ensino espanhol nas escolas. A Professora Gisele esclareceu que o concurso é válido até 2025 e que as nomeações estão previstas até 2024. Quanto ao orçamento, enfatizou que a definição dependerá do planejamento operacional que está sendo elaborado.

Parecer aprovado:

- Projeto de Lei 9568/2023, de autoria do Poder Executivo: Institui e dispõe sobre o Polo Histórico, Cultural, Turístico, Gastronômico e de Lazer da Vila Belga, concede incentivos, e dá outras providências. Relator: Vereador Manoel Badke.

Projetos distribuídos:

- Projeto de Lei no 9633/2023, de autoria do Vereador Tubias Callil: Inclui no calendário de eventos oficiais do município de Santa Maria o “Festival Internacional de Balonismo de Santa Maria”. Relatora: Vereadora Helen Cabral

- Projeto de Lei no 9638/2023, de autoria do Vereador Paulo Ricardo Siqueira Pedroso: Institui a Semana Municipal Do Skate no Município De Santa Maria e dá outras providências. Relator: Vereador Valdir Oliveira