Santa Maria, quinta-feira, 30 de maio de 2024

Câmara Municipal de Santa Maria decide prosseguir à construção de sua nova sede após avaliação pericial

• 06/09/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 06/09/2023

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, vereador Givago Ribeiro, liderou uma reunião de trabalho, na manhã desta quarta-feira (06), para discutir o andamento da obra da nova sede do parlamento municipal.

O encontro contou com a presença de ex-presidentes da Câmara e membros da comissão, anteriormente formada em 2022, que agora está extinta. Os vereadores Werner Rempel, Getúlio Vargas e Manoel Badke, juntamente com os ex-presidentes Coronel Vargas e Valdir Oliveira, e o vereador Pablo Pacheco, reuniram-se para debater os próximos passos da construção da nova sede do parlamento.

O ponto-chave da reunião foi o acordo unânime entre os vereadores para dar continuidade ao projeto, assim que findar a avaliação do perito nomeado pela justiça. Durante a reunião, vários tópicos foram discutidos, incluindo a avaliação do laudo do perito, a responsabilidade de criar o termo de referência, o custo atual do projeto e a possibilidade de desenvolver um novo projeto arquitetônico para reduzir o tamanho da obra. Os vereadores estão planejando uma estrutura que atenderá às necessidades da Casa Legislativa pelos próximos 50 anos.

Além disso, discutiu-se a previsão de reforma do prédio atual. A fiscalização da obra será terceirizada para garantir a transparência do processo. O primeiro desafio será determinar o método a ser adotado para garantir que o projeto seja realizado. Além disso, será solicitado ao Tribunal de Contas um parecer sobre o processo de licitação, visando à total transparência em todo o processo.

Na próxima reunião, serão apresentadas sugestões para a estrutura do novo prédio, a fim de viabilizar o projeto da obra. Também serão discutidos aspectos relacionados à comissão de licitação, a fim de avaliar o processo de licitatório.

A decisão de avançar na construção da nova sede representa um marco significativo no desenvolvimento da infraestrutura municipal e na capacidade de servir melhor à comunidade de Santa Maria.

Texto: Thais Hoerlle

Fotos: Luã Santos