Santa Maria, quinta-feira, 30 de maio de 2024

• 12/09/2023
  • Geral
  • Criado por: Mateus Azevedo em 12/09/2023

Na Sessão Plenária Ordinária desta terça-feira (12), no Plenário Coronel Valença, o Poder Legislativo de Santa Maria aprovou uma moção e uma autorização de viagem. O espaço Expediente Nobre foi ocupado. Confira:

SOLICITAÇÃO DE VISTAS

PROJETO DE LEI Nº 9568/2023 - Institui e dispõe sobre o Polo Histórico, Cultural, Turístico, Gastronômico e de Lazer da Vila Belga, concede incentivos, e dá outras providências. Autoria: Poder Executivo.

EMENDA SUPRESSIVA Nº 1/2023 ao PROJETO DE LEI Nº 9568/2023 - Emenda supressiva ao Inciso IV do Art. 4º do Projeto de Lei 9568. Autoria: Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar. O vereador Tubias Callil solicitou vistas ao Projeto de Lei 9568 e a emenda supressiva à proposição.

ADIAMENTO DE VOTAÇÃO

PROJETO DE LEI Nº 9628/2023 - Veda nomeação para os cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pelos crimes previstos na Lei Federal n.º 7.716, de 05 de janeiro de 1989 (define crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor). Autoria: vereador Paulo Ricardo Siqueira Pedroso. Devido ao autor da matéria estar de atestado médico, a vereadora Marina Callegaro solicitou adiamento de votação do projeto. A solicitação foi aprovada pelo plenário.

MOÇÃO APROVADA

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Nº 51/2023 - Moção de Congratulação concedida em virtude dos nove anos de atividades da empresa Agrocomercial Canabarro e em reconhecimento a brilhante visão empreendedora da empresa. Autoria: vereador Adelar Vargas.

AUTORIAZAÇÃO DE VIAGEM APROVADA

AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM Nº 51/2023 - Requer Autorização de Viagem a Porto Alegre/RS no dia 14 de setembro. Autoria: vereador João Ricardo Vargas.

EXPEDIENTE NOBRE

O espaço foi utilizado para realização de homenagem aos 13 anos do Projeto Pallotti em Santa Maria. A oradora, vereadora Marina Callegaro, parabenizou todos os envolvidos na ação “que é tão nobre e tão bonita”. A parlamentar disse que, há mais de 13 anos, o referido projeto atende crianças, jovens e adolescentes de forma gratuita. “O objetivo do projeto é garantir os direitos de cada indivíduo atendido”.

Logo após a manifestação da vereadora, alunos e alunas do projeto realizaram uma apresentação musical. Essa iniciativa é financiada pela Sociedade Vicente Pallotti

A coordenadora do projeto, Sueli Machado, disse que o trabalho desenvolvido “é muito maior do que vocês imaginam”. Argumentou que a ação desenvolvida é muito gratificante. E convidou a todos e todas para conhecerem o projeto presencialmente.

O Padre Sérgio agradeceu a vereadora Marina Callegaro, proponente da homenagem, e relatou que é muito bom “ter esse reconhecimento público”. Agradeceu a todos os voluntários e voluntárias que contribuem com o projeto e “que se dedicam com muito amor, carinho e afinco a essas crianças”.

TRIBUNA LIVRE ADIADA

O Banco de Alimentos de Santa Maria iria utilizar a Tribuna Livre, nesta sessão, para explanar sobre o 6º aniversário da entidade e fazer prestação de contas. Mas devido a entidade estar envolvida na arrecadação de roupas, alimentos e demais produtos e utensílios para as pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a manifestação do Banco de Alimentos foi transferia para o próximo dia 19.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Isadora Pilar