Santa Maria, domingo, 19 de maio de 2024

Comissão de Políticas Públicas ouve reivindicações dos moradores do Bairro Nova Santa Marta

• 14/09/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 14/09/2023

Na manhã desta quinta-feira (14), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou reunião ordinária. Na pauta, o colegiado recebeu 10 moradores do Bairro Nova Santa Marta, que fizeram várias reivindicações ao parlamento.

A comunidade reivindica a realização de uma reunião pública no bairro, o funcionamento da caixa d’água no Monte Betel, o funcionamento do ginásio poliesportivo da Escola Municipal Adelmo Simas Genro, a inclusão da Vila Monte Betel no plano diretor do município, entre outras reivindicações. “Nós entendemos que aquela região deve estar no plano diretor”, ratifica o líder comunitário Leonel Pacheco.

Pacheco relatou à comissão que, nesse período de chuvas, os problemas estruturais do bairro estão ainda piores “e a demanda é grande”. Por isso, os moradores solicitam ajuda ao colegiado para intermediar esses temas junto ao Poder Executivo.

DEMAIS DEMANDAS DA COMUNIDADE

- Melhorias no saneamento básico;

- Contratação de mais agentes de saúde;

- Construção de mais Unidades Básicas de Saúde;

- Criação de um centro comercial.

POSIÇÃO DOS PARLAMENTARES

O vereador Danclar Jesus Rossato defendeu também “mais vagas para as creches da região” e um acompanhamento social das famílias por parte do poder público. Já a presidente da comissão, vereadora Roberta Leitão, questionou a forma com a Praça CEO esta sendo utilizada. Para a parlamentar, o local está sendo usado de forma inadequada pelo Poder Executivo. Para a vereadora, a utilização correta da praça resolveria alguns dos problemas relatados pelos moradores.

DELIBERAÇÃO

A Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais deliberou a realização de uma reunião pública no Bairro Nova Santa Marta, juntamente com representantes do Poder Executivo, para intermediar soluções aos problemas salientados pela comunidade. A atividade ainda não tem data, horário e local definidos.

TRAMITAÇÃO APROVADA

O Projeto de Lei n° 9626/2023, de autoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas, que denomina de Manoel Andrades Soares a área verde, localizada em frente ao Residencial Trentino, situado na Rua João Batista da Cruz Jobim, teve a relatoria do vereador Getúlio Jorge de Vargas que, em seu parecer, opinou pela normal tramitação da proposição. O parecer foi aprovado pelo colegiado.

Já o Projeto de Lei n° 9649/2023, de autoria da vereadora Roberta Leitão, institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Santa Maria o Dia Municipal do Cristão e dá outras providências. O relatório da proposição foi feito pelo vereador Tony Oliveira e opina pela normal tramitação da matéria. Esse parecer também foi aprovado pela comissão.

Participaram da reunião os vereadores Roberta Leitão (presidente), Alexandre Pinzon Vargas, Danclar Jesus Rossato e Getúlio Jorge de Vargas.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luã Santos