Santa Maria, quarta-feira, 8 de maio de 2024

• 27/09/2023
  • Sessão Solene
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 27/09/2023

A Câmara de Vereadores, em Sessão Solene no início da noite desta terça-feira (26), fez a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha a Renato Pivetta. Compuseram a mesa de honra, além do agraciado, o presidente do Legislativo, vereador Givago Ribeiro e o vice-presidente de Cavalgadas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ildo Vagner. Também prestigiaram a solenidade entidades que compuseram a comissão executiva dos Festejos Farroupilhas 2023, integrantes da 13ª região tradicionalista, entidades tradicionalistas e do MTG. “Estamos felizes por este momento de reconhecimento às pessoas que contribuem para que nossa tradição se perpetue”, destacou o presidente do Legislativo.

A Medalha foi instituída pela Lei Municipal nº 4489/2001 e consolidada pela Lei Municipal (6040/2016), tendo por objetivo reconhecer pessoas de relevante atuação na valorização do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

O vereador Valdir Oliveira, no discurso de homenagem ao condecorado, ressaltou que a Medalha é o reconhecimento a pessoas que se dedicam ao movimento tradicionalista gaúcho.  “Seu Pivetta é merecedor dessa homenagem. É um dos tradicionalistas mais vividos e mais antigos do Movimento Tradicionalista. È um baluarte do movimento”, observou o vereador, destacando a trajetória do homenageado ao longo de décadas. Relatou, por exemplo, que foi um dos cavalarianos das cavalgadas nos distritos de Santa Maria e, nestas ocasiões, realizava palestras aos estudantes de escolas. Além disso, foi um dos fundadores do CTG Abas Largas, integrando a patronagem do Centro de Tradições Gaúchas desde 1980. “Eu imagino a sua emoção de estar recebendo homenagem do Parlamento e do Movimento Tradicionalista. O tradicionalismo deve muito ao senhor”, enfatizou.

Em sua manifestação, o homenageado, 94 anos em discurso emocionado, relembrou a trajetória de vida, citando a vivência como pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira), inclusive participando de batalhas na Itália. Relatou as experiências no Movimento Tradicionalista Gaúcho, ressaltando as incursões em inúmeras cavalgadas e participação na Festa da Pátria Gaucha, em Tacaurembó, no Uruguai. “A cavalgada do meu tempo não é desse de hoje. Era dormir no campo, não dentro de casa”, relatou.

A Sessão Solene foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara (canal 18.2).

Fotos: isadora Pillar