PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, segunda-feira, 22 de julho de 2024

Sessões Plenárias Ordinária e Extraordinária, 10 de outubro de 2023


  • 10/10/2023
  • 1091 visualizações
  • Sessão Ordinária
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 10/10/2023
Compartilhe:

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), os vereadores aprovaram um projeto de lei, a formação de uma comissão especial e realizam a primeira discussão de quatro matérias.  Os líderes de bancadas concordaram com a solicitação do líder do governo para inclusão de três projetos na ordem do dia, os quais foram, posteriormente, aprovados em Sessão Extraordinária.

 

COMISSÃO ESPECIAL:

Os vereadores aprovaram a constituição de Comissão Especial para analisar o PLC 12/2023, de autoria do vereador Adelar Vargas, que "Insere § 1º ao Art. 165 da Lei Complementar nº 092, de 24 de fevereiro de 2012 - Código de Posturas do Município de Santa Maria. Pelo projeto, fica proibido restringir a liberdade de locomoção por qualquer meio de acorrentamento do animal, permanente ou rotineiro, exceto as correntes que ficam rente ao piso, do tipo vai vém, com no mínimo cinco metros de comprimento, que não machuquem a pele do animal, em imóveis que têm pátio aberto ou em que há possibilidade de fuga do animal. Integram a comissão os vereadores Adelar Vargas, Getulio de Vargas e Manoel Badke. 

 

PROJETO DE LEI APROVADO NA SESSÃO ORDINÁRIA:

Projeto de Lei nº 9649, de autoria da vereadora Roberta Leitão, que institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Santa Maria o Dia Municipal do Cristão e dá outras providências. Segundo o projeto, a data passa a ser comemorada, anualmente, na última semana do mês de dezembro.  Conforme a justificativa, o objetivo é propor a instituição do Dia Municipal do Cristão em Santa Maria, uma iniciativa que reflete a valorização da religião e o reconhecimento da contribuição da comunidade cristã para o município. Em votação nominal, a matéria foi aprovada por 16 votos favoráveis e três contrários (vereadores Helen Cabral, Marina Callegaro e Valdir Oliveira). Os vereadores Paulo Ricardo Pedroso e Manoel Badke com justificativa de ausência.

 

PROJETOS EM PRIMEIRA DISCUSSÃO NA SESSÃO ORDINÁRIA:

Projeto de Lei nº 9645, de autoria do vereador Tubias Callil, que permite a apresentação da carteira de identidade como meio de prova para atestar deficiência permanente física, mental, intelectual, auditiva ou visual, bem como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), perante os serviços públicos e para a concessão de benefícios que exijam comprovação de condições de saúde no Município de Santa Maria;

Projeto de Lei Substitutivo nº 25 ao Projeto e Lei Complementar nº1. Esse projeto altera o art. 29 e os §1 º, §2º,§3 º e §4º da Lei Complementar nº125 /2019, que dispõe sobre a regularização de edificações construídas em desacordo com a legislação específica e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 9657, de autoria da vereadora Luci Duartes, que Institui o programa municipal de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes identificados com altas habilidades e superdotação no município;

Projeto de Lei nº 9656, de autoria da vereadora Luci Duartes, que institui e inclui no Calendário Oficial do Município, o dia municipal das pessoas com altas habilidades e superdotação e o mês de informação e conscientização sobre altas habilidades e superdotação - Agosto Laranja.

 

PROJETOS APROVADOS EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA:

- Projeto de Lei nº 9700, de autoria da Mesa Diretora, que concede  a revisão   geral   anual  aos servidores,  aposentados,  pensionistas, empregados públicos,  bem como  às funções gratificadas, cargos em comissão e agentes políticos do Poder Legislativo  Municipal, nos  termos  do inciso  X do  art.  37, da  Constituição Federal. A revisão geral é de 5.79% relativa ao exercício de 2022 a contar de 1º de março de 2023. 

- Projeto de Lei nº 9696, de autoria do Poder Executivo, que reajusta o valor do padrão referencial dos membros do magistério público municipal e dá outras providências. Pelo projeto, fica reajustado em 9,16% o padrão referencial dos membros do magistério a contar de 1º de janeiro de 2023;

Projeto de Lei nº 9695, de autoria do Poder Executivo, que estabelece o índice para a concessão da revisão geral anual dos servidores, aposentados, pensionistas, empregados públicos, bem como às funções gratificadas, cargos em comissão e agentes políticos que compõem a Administração Municipal. A revisão geral é de 5.79% relativa ao exercício de 2022 a contar de 1º de março de 2023. O índice é extensivo aos pensionistas e aposentados.

 

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Isadora Pillar


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços