PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, domingo, 28 de abril de 2024

Sessão Plenária Ordinária, 17 de outubro de 2023


  • 17/10/2023
  • 818 visualizações
  • Sessão Ordinária
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 17/10/2023
Compartilhe:

Na Sessão Plenária Ordinária desta terça-feira (17), os vereadores aprovaram quatro projetos e o envio de uma moção de congratulações. Além disso, dois projetos passaram pela primeira discussão e devem ser votados na próxima quinta-feira.

EXPEDIENTE NOBRE: A vereadora Roberta Leitão prestou homenagem a 80ª Romaria Estadual da Medianeira e ao jubileu de 75 anos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. “Somos agraciados com o nome da mãe de Deus. Isso é uma graça da Mãe Maria. Santa Maria tem uma vocação mariana; nós recebemos um chamado de fé”, destacou a proponente do expediente nobre.  Em sua manifestação, o padre Cristiano Quarem, reitor e pároco da Basílica da Nossa Senhora Medianeira, fez um histórico da Romaria da Medianeira, a qual, neste ano, acontece em três dias, de 10 a 12 de novembro. O orador elencou as melhorias realizadas no Parque para melhor acolher os fiéis. “Queremos que nossa Santa Maria seja cada vez mais hospitaleira e acolhedora”, declarou.

Frei Valdir Preto, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, ressaltou as atividades realizadas pela paróquia em Santa Maria. Enfatizou que a igreja – com características franciscanas - tem como missão o ser humano, especialmente o que mais necessitam de cuidado material e espiritual. “Trabalhamos a fé, a esperança, o amor e a dignidade humana”, ressaltou.

 

MOÇÃO APROVADA:

- de autoria do vereador Rudys Rodrigues, solicitando o envio de Moção de Congratulação à Fabiana Sparremberger, diretora adjunta do Diário de Santa Maria, pelos relevantes serviços prestados na área de comunicação. O vereador destacou que ela é formada pela UFSM e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social pela mesma universidade, atuando no Diário de Santa Maria desde 19 de junho de 2002, ano de sua fundação. “É a primeira mulher ocupar cargo diretivo no grupo Diário”, enfatizou. 

 

PROJETO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO:

Projeto de Lei nº 9617, de autoria da vereadora Luci Duartes, que “Insere os artigos 2º-A e 2º-B na Lei nº 5.991/2015”. A matéria propõe alterar, pontualmente, a lei  do Programa de  Atendimento  Especializa do Municipal (PRAEM) de forma a facultar que o corpo docente escolar cientifique as autoridades competentes acerca de eventual omissão dos pais ou responsáveis diante do necessário atendimento à saúde e à educação de alunos. O projeto foi incluído, em primeira discussão, por solicitação da vereadora autora, acolhida pela totalidade dos vereadores presentes. 

Projeto de Lei nº 9651, de autoria do Poder Executivo, que altera o § 2º do art. 55 da Lei Municipal nº 4745, de 5 de janeiro de 2004, que dispõe sobre o plano de carreira dos servidores públicos municipais e dá outras providências. Conforme a justificativa, o projeto  atualiza a forma de complementação salarial para os servidores que  percebam uma  remuneração  inferior ao  salário  mínimo no âmbito do Município de Santa Maria;

RETIRADO PELO AUTOR:

Projeto de Lei nº 9663, de autoria do vereador Paulo Ricardo Pedroso,  que insere o Art.57-E, na Seção IV da Lei Municipal n.º 6.040, de 06 de janeiro de 2016. Segundo a justificativa,  o objetivo é criar a condecoração  denominada “Doe  esperança”,  a  ser entregue  anualmente  como reconhecimento aos  familiares dos  doadores  de órgãos  e  tecidos.

PROJETOS APROVADOS: 

Projeto de Lei nº 9645, de autoria do vereador Tubias Callil, que permite a apresentação da carteira de identidade como meio de prova para atestar deficiência permanente física, mental, intelectual, auditiva ou visual, bem como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), perante os serviços públicos e para a concessão de benefícios que exijam comprovação de condições de saúde no Município de Santa Maria;

Projeto de Lei Substitutivo nº 25, de autoria da comissão especial responsável pela análise do Projeto de Lei Complementar nº 1. A matéria trata do deferimento e emissão da carta de habitação (certidão de regularização);

Projeto de Lei nº 9657, de autoria da vereadora Luci Duartes, que institui o programa municipal de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes identificados com altas habilidades e superdotação no município.

Projeto de Lei nº 9656, de autoria da vereadora Luci Duartes, que institui e Inclui no Calendário Oficial do Município, o dia municipal das pessoas com altas habilidades e superdotação e o mês de informação e conscientização sobre altas habilidades e superdotação.

 

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Luã Santos e Isadora Pillar


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços