Santa Maria, sábado, 27 de abril de 2024

• 17/10/2023
  • Geral
  • Criado por: Camila Porto Nascimento em 17/10/2023

Na noite desta terça-feira (17), a Câmara realizou Sessão Solene para a entrega do Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação. O evento reuniu vereadores, professores, alunos e a comunidade em geral. A premiação homenageia os educadores pelo dia do professor, dia 15 de outubro.

A vereadora Luci Duartes lembrou que o projeto de lei que deu origem à homenagem foi proposta pela  ex-vereadora e professora Circe Rocha, em 2002. A edil disse ainda que o objetivo da premiação é incentivar e reconhecer às pessoas que se dedicam ao saber.

O primeiro lugar na Categoria Educação de Jovens e Adultos foi para o projeto “Práticas de leitura e escrita na EJA: Ampliação do Imaginário, do Simbólico e da Criatividade”, de Marce Siqueira e Maribel da Costa Dal Bem, da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa. A professora de literatura Marce Siqueira destacou que a leitura é uma das principais estratégias para a aprendizagem, especialmente na EJA. Disse que o projeto possibilitou que os alunos expressassem suas emoções e sentimentos. A diretora Maribel comentou  que o noturno, muitas vezes, é considerado o turno mais difícil da escola por apresentar os maiores índices de evasão escolar. Nesse sentido, a diretora considerou que a democratização da educação, através de atividades como o projeto premiado, faz a diferença no aprendizado.

Já na categoria Ensino Médio quem conquistou o primeiro lugar foi a professora Carini Schuster Justem com o projeto “A Engenharia em Sala de aula: Aplicação através do ladrilhamento. A professora Carini disse que o atividade surgiu em função do desafio de conectar a disciplina de geometria com o cotidiano. Destacou que o propósito da ação inovadora foi integrar as diversas áreas do conhecimento  para desenvolver competências e criatividade nos educandos.

O presidente da Câmara, vereador Givago Ribeiro, encerrou a solenidade elogiando o trabalho dos professores da escola Cilon Rosa, já que todos os projetos premiados foram desenvolvidos naquela instituição de ensino. “Escolas públicas realizam, sim, trabalhos grandiosos”, sublinhou o presidente.

Confira a listagem de todos os premiados abaixo.

CATEGORIA EJA:

1º lugar: Projeto Práticas de leitura e escrita na EJA: Ampliação do Imaginário, do Simbólico e da Criatividade, de Marce Siqueira e Maribel da Costa Dal Bem, da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa.

CATEGORIA ENSINO MÉDIO:

- 1º lugar: Projeto A Engenharia em Sala de aula: Aplicação através do ladrilhamento, de Carini Schuster Justem, da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa.

- 2º lugar: Projeto Campanha antirrascista, Sandra Beatriz de Andrade Cardozo, da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa.

- 3º lugar: Projeto Criação de Massa Folhada a partir de temáticas de canções brasileiras, de Sandra Beatriz de Andrade Cardozo, da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa.

Menções honrosas:

- Primeira Menção: Projeto Valorizando o patrimônio material da escola, de Késia Costenaro, da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa.

- Segunda Menção: Projeto Motor Construído com materiais recicláveis: uma maneira diferente de aprender física e investir na sustentabilidade, de Bruno Writzl Carlson, da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa.

- Terceira Menção: Projeto Produção de maquetes virtuais dentro do jogo eletrônico Minecraft, de Juliano Silva de Bastos, da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa.

Texto: Camila Porto

Fotos: Isadora Pilar