Santa Maria, sábado, 11 de maio de 2024

Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realiza seminário para debater os direitos das crianças e dos adolescentes no município

• 27/10/2023
  • Geral
  • Criado por: Mateus Azevedo em 27/10/2023

Na tarde desta sexta-feira (27), no Plenário Coronel Valença, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realizou o 2º Seminário sobre os Direitos das Crianças e dos Adolescentes. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Município de Educação (SMED), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Tutelar, de instituições de acolhimento institucional, ente outros. O Poder Legislativo foi representado pelos membros da comissão: Marina Callegaro (presidente), Admar Pozzobom, João Ricardo Vargas, Roberta Leitão e Rudys Rodrigues. Também prestigiaram o evento a parlamentar Luci Duartes e a vereadora suplente Maria Rita Py Dutra.

O seminário contou com quatro painéis, em que profissionais abordaram as atividades, metodologia, estrutura e fluxo do Conselho da Criança e dos Adolescentes (Comdica), do Conselho Tutelar, do CAPS I e de duas instituições de acolhimento institucional de crianças e adolescentes do município. Os participantes do evento defenderam pautas como um maior cadastramento de entidades no Comdica para o acesso de recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente; a criação de um quarto conselho tutelar em Santa Maria e a produção de dados sobre as crianças e adolescentes do município para a elaboração de políticas públicas para esse público.

A presidente do colegiado defendeu a possibilidade do município realizar um censo para resolver a problemática da falta de dados sobre crianças como: quantas crianças estão frequentando a escola, entre outras informações. O 2º Seminário sobre os Direitos das Crianças e dos Adolescentes foi transmitido, ao vivo, pelo canal 18.2 e pelo YouTube: TV Câmara Santa Maria, e pode ser revisto aqui.

Programação:

1º painel: Conselho da Criança e dos Adolescentes

Descrição: Os palestrantes irão falar sobre as atividades, metodologia, estrutura e fluxo do órgão.

Participantes confirmadas: Fernanda Ferreira dos Santos (vice-presidente do Conselho da Criança e dos Adolescentes) e Bianca Bortoluzzi Massaiol de Maio (conselheira tutelar).

2º painel: CAPS I: Qual situação atual de atendimento nos dias de hoje?

Descrição: Serão abordadas as atividades, metodologia, estrutura, fluxo do Centro De Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil. Participante: Robson Douglas dos Santos Pereira, coordenador do CAPS I.

3º painel: Aldeias Infantis SOS Brasil: Acolhimento Institucional modalidade casa Lar.

Palestrantes: Micheli Oliveira (Coordenadora das Aldeias Infantis SOS Brasil) e

Mariana Mello (Assistente Social).

4º painel: Lar de Mirian: Política pública de assistência social e acolhimento institucional. Palestrantes: Kellem Oliveira (assistente social) e Elaine Quinhones Lourenço (psicóloga).

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Isadora Pilar