Santa Maria, domingo, 12 de maio de 2024

Comissão debate políticas públicas para as pessoas em situação de rua

• 24/11/2023
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Mateus Azevedo em 24/11/2023

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realizou reunião ordinária para debater políticas públicas para pessoas em situação de rua na manhã desta quinta-feira (23). A atividade aconteceu no Plenário Coronel Valença e teve a presença de representantes do Executivo e da sociedade civil organizada.

A presidente do colegiado, Marina Callegaro, destacou que o parlamento tem tratado deste tema recorrentemente. A parlamentar salienta que a temática das pessoas em situação de rua, no município, tem que melhorar. “A gente sabe que têm coisas a melhorar nesse sentido”.

A representante do grupo Vozes das Ruas, Luciana Nunes de Oliveira, afirmou que as principais necessidades da população em situação de rua são banheiros e bebedouros 24h e um serviço de saúde mental para atender essa parcela da sociedade. “Isso é importante”. Luciana também defendeu a implantação de um Centro Popular, conhecido com Centro Pop, onde a população que está na rua tem acesso a vários serviços em um único lugar durante todo dia.

O secretário de município de Desenvolvimento Social, João Chaves, declarou que o município oferece os serviços de casas de passagem. “Dobramos o número de vagas no município”. Chaves disse que Santa Maria é o único município do estado do Rio Grande do Sul que possui um diagnóstico substancial sobre a população em situação de rua. E que esses dados são muito importantes para a formulação de políticas públicas. Sobre o Centro Pop, o chefe da pasta afirmou que existe previsão orçamentária e que essa ação é um compromisso da gestão municipal, além de projetar uma data para a concretização dessa política pública: “Até o final da gestão, vai estar funcionando.”

Participaram da reunião os membros da comissão Marina Callegaro (presidente), Paulo Ricardo Siqueira Pedroso (vice-presidente), Adelar Vargas, Roberta Leitão e Rudys Rodrigues. Os vereadores Admar Pozzobom e João Ricardo Vargas não estavam presentes, mas estavam com ausência justificada.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luísa Monteiro