Santa Maria, quarta-feira, 8 de maio de 2024

• 28/11/2023
  • Sessão Solene
  • Criado por: Mateus Azevedo em 28/11/2023

Em Sessão Solene, o Poder Legislativo de Santa Maria concedeu a Comenda Diácono João Luiz Pozzobon à senhora Beloni Antoniazzi Wolf e a Comenda Renato Russo à Irmã Anja Carvalho Pereira. A Comenda Diácono João Luiz Pozzobon foi consolidada pela Lei Municipal nº 6.040 e é destinada às personalidades e instituições que se destacaram em ações humanitárias e religiosas. Já a Comenda Renato Russo é destinada às personalidades e instituições que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos.

A vereadora Anita Costa Beber disse que a homenageada atua nas ações voluntárias no Movimento Apostólico Schoenstatt. “Sempre atuou como voluntária”. A parlamentar relatou que Beloni se destacou no cuidado com os acamados. A vereadora relembrou que, no ano de 2016, foi autora da lei que concede tal comenda. “Acho que fui muito feliz em propor essa lei”.

A homenageada com a Comenda Diácono João Luiz Pozzobon, Beloni Antoniazzi Wolf, declarou que quando se é voluntário, a remuneração não é feita em dinheiro, mas em amor. A homenageada manifestou ter sido surpreendida com a comenda. “Surpreendida fui e emocionada estou com essa escolha”.

A vereadora Roberta Leitão fez um breve histórico da trajetória de Irmã Anja Carvalho Pereira, que é coordenadora do Lar Vila Itagiba. A parlamentar afirmou que a homenageada é uma profunda conhecedora do Sistema Único de Saúde (SUS). “A Irmã Anja defende que a pessoa idosa é responsabilidade da família, do Estado e da sociedade”. Relembrou que, em 2020, quando Irmã Anja assumiu a coordenação da entidade, enfrentou todas as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.

A agraciada com a Comenda Renato Russo, Irmã Anja Carvalho Pereira, salientou que “receber esse reconhecimento, não é um reconhecimento pessoal, mas um reconhecimento a tudo aquilo que Deus nos inspira”. Disse que esses três nos atuando no cuidado com os idosos tem sido um grande aprendizado. “Se nós cuidarmos bem dos idosos institucionalizados, aqueles idosos que não têm condições serão melhor cuidados”.

O presidente da Câmara, Givago Ribeiro, destacou a importância do parlamento quando a instituição reconhece as pessoas que contribuem com o município. Salientou que as Comendas Diácono João Luiz Pozzobon e Renato Russo “tem algo em comum que nos une: o propósito de ajudar o próximo”.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luã Santos