Santa Maria, segunda-feira, 20 de maio de 2024

Possibilidade de fechamento da EEEF João Link Sobrinho é pauta da reunião da Comissão de Educação

• 30/11/2023
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 30/11/2023

Na tarde desta quinta-feira (30), em reunião ordinária, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (CECEL) recebeu integrantes da direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Link Sobrinho e também da 8ª Coordenadoria Regional de Educação para tratar sobre a possibilidade de fechamento da EEEF, localizada no bairro Itararé.

O diretor da escola, Renato Grando, registrou que há a possibilidade de o Estado fechar a instituição de ensino sob o argumento de número reduzido de alunos matriculados que, atualmente, chega a 38.  O coordenador pedagógico da EEEF, Lucas Dias, afirmou que a comunidade poderia ter número superior de matrículas se fosse viabilizada a reabertura do primeiro ano. “A gente quer comemorar os 60 anos da escola com vida, com pujança e com alunos”, observou, lembrando que a escola completa 60 anos em março de 2024.

José Luis Viera Eggres, coordenador da 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), esclareceu que não se trata de fechamento puro e simples porque está sendo feita gestão das matrículas - da rede municipal e da rede estadual - para melhor distribuir e ocupar espaços das escolas de forma mais adequada. Quanto aos alunos da EEEF João Link Sobrinho, Eggres informou que há três escolas próximas, na mesma região, com capacidade para receber os estudantes.  Em relação aos espaços físicos ociosos, afirmou que o Estado tem feito parcerias com o município para ceder à educação infantil ou para outro fim educacional.

A vereadora Helen Cabral relatou que trouxe assunto à Comissão a fim de o colegiado intermediar entre a coordenadoria de educação e a comunidade para não ser efetivado o fechamento da escola. “ A gente vai lutar, a gente vai atrás. Já agendamos com o Ministério Público, com o Conselho Estadual de Educação, com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa para que essa escola não feche”, destacou.

REUNIÃO PÚBLICA: Com a presença de representantes da Guarda Municipal e da Brigada Militar, a CECEL promoveu, no final da tarde desta quarta-feira (29), reunião pública para tratar da reivindicação de escolas municipais referente à unificação do percentual pago na gratificação de difícil acesso.

Essa temática vem sendo tratada pelo colegiado após receber pedido das escolas municipais Diácono Joao Luiz Pozzobon, Ady Schneider Beck, Circe Terezinha da Rocha, Maria de Lourdes Ramos Castro e lvanise Jann de Jesus, requerendo padronização no percentual da gratificação devido à insegurança e à falta de disponibilidade de transporte público.

No próximo dia 07, o assunto volta a ser pauta na reunião ordinária da Comissão de Educação, a qual, antes desta data, irão se reunir com a secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga.

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Luã Santos