Santa Maria, sábado, 27 de julho de 2024

• 06/12/2023
  • Geral
  • Criado por: Mateus Azevedo em 06/12/2023

No início da noite desta quarta-feira (06), no Plenário Coronel Valença, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com a Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), realizou o lançamento da Cartilha da Inclusão Escolar, elaborada sob a liderança de Marizur Rocha Konig.

A cartilha, que se tornou realidade através da Lei 15.212, de 2018, de autoria do deputado Estadual Valdeci Oliveira, visa levar á rede educacional uma metodologia inclusiva para alunos com dislexia, autismo, transtorno de déficit de atenção, entre outros transtornos.

O deputado Valdeci Oliveira, em seu pronunciamento, destacou o comprometimento da Marizur com o tema. “Essa foi uma provocação da Marizur e levamos três anos para aprovar”.  Valdeci manifestou que as professoras compreenderam como pode ser feita a inclusão e relatou que, com a cartilha, as informações são levadas à sociedade e isso combate o preconceito ao autismo. “Autismo não é uma doença e isso é muito importante”.

A psicóloga Clarice da Cunha Vargas fez um breve histórico da trajetória de Marizur, que, em 2013, começo sua luta quando seu filho menor foi diagnosticado com dislexia. A psicóloga disse que muitas vezes o diagnóstico de dislexia assusta e que muitas pessoas não são diagnosticadas. Salientou que a cartilha tem o apoio de 18 colaboradores e tem o objetivo de desenvolver nas escolas uma educação inclusiva.

A idealizadora do projeto salientou que a escola inclusiva “é aquela que está aberta para que o novo entre”. Pontuou a diversidade necessária para atender alunos diferenciados. “Tenho em mente que todas as comorbidades precisam de uma metodologia diferente”. Finalizou opinando que as doenças evoluíram e a educação não.

A presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Marina Callegaro, disse que o Poder Legislativo está de portas abertas. A parlamentar salientou também que o documento “dá um passo na divulgação. É apenas o início do trabalho de divulgação da cartilha de inclusão escolar”.

Participaram também do evento, representando o parlamento municipal, os vereadores Admar Pozzobom, Helen Cabral, e Getúlio Jorge de Vargas. O lançamento foi transmitido, ao vivo, pelo Canal 18.2 e pelo Canal no YouTube: TV Câmara Santa Maria.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luã Santos