Santa Maria, segunda-feira, 6 de maio de 2024

• 03/01/2024
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 03/01/2024

Na manhã desta quarta-feira (03), no Plenário Coronel Valença, ocorreu a primeira reunião da Comissão Representativa, coordenada pelo presidente vereador Manoel Badke. Também estavam presentes os parlamentares Adelar Vargas, Givago Ribeiro, Alexandre Pinzon Vargas, Luci Duartes, Danclar Rossato, Valdir Oliveira, João Ricardo Vargas e Anita Costa Beber.

A próxima reunião representativa, que ocorre tradicionalmente durante o recesso do Legislativo, será realizada no dia 6 de fevereiro, às 10h.

SUPLENTES

No início da reunião, foi dada posse aos dois vereadores suplentes. Zaloar Soares (PP), primeiro suplente do Progressistas, assumiu uma vaga no Parlamento em substituição ao vereador Pablo Pacheco (PP). Soares permanece no Legislativo pelo período de 15 dias.  O segundo suplente do PC do B, Augusto Panzenhagen, assumiu a vereança no lugar do vereador Werner Rempel, que retorna no mês de fevereiro. Os novos vereadores assinaram ata de posse e prestaram o juramento de cumprimento do mandato.

No espaço destinado à manifestação, Augusto destacou a honra em assumir a vereança e agradeceu ao apoio recebido pelo gabinete parlamentar e, especialmente, de familiares e aos vereadores Maria Rita Py Dutra e Werner Rempel. O vereador, natural do município de Giruá e morador da Nova Santa Marta desde 1995, relatou sua trajetória pessoal e a atuação na luta comunitária e nos movimentos sociais. Informou que, há 15 anos, trabalha pela valorização do futsal feminino. Declarou que, à frente do mandato, pretende apresentar projetos de lei e projetos sugestão voltados ao interesse público.

O vereador Zaloar saudou a todos apoiadores, líderes comunitários e familiares presentes nas galerias do Plenário. Agradeceu ao vereador Pablo Pacheco pela oportunidade de assumir a vereança e representar a comunidade no Poder Legislativo. Citou as ações realizadas, em conjunto com a comunidade, para melhorar a qualidade de vida da população na região leste, uma vez que ele é morador do Bairro Camobi. Afirmou que o Parlamento existe para que os vereadores estejam no dia a dia dos bairros e vilas, lutando pelos direitos das pessoas.

Transmissão ao vivo

Logo após a posse dos novos vereadores, o presidente concedeu cinco minutos para os vereadores se manifestarem na tribuna. A reunião da Comissão Representativa foi transmitida, ao vivo, pelo canal aberto 18.2 e pelo canal da TV Câmara no YouTube: TV Câmara Santa Maria. Você pode conferir os pronunciamentos dos vereadores na íntegra aqui.

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Luã Santos e Luísa Leivas