segunda-feira, 04 de março de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Câmara está com inscrições abertas para exposições artísticas


  • 08/01/2024
  • 273 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 08/01/2024
Compartilhe:

A Câmara de Vereadores publicou o edital de inscrição para os interessados em expor suas obras nas salas Eduardo Trevisan e no Espaço Novos Talentos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o 05 de março.   Após essa data, a Assessoria de Relações Públicas irá elaborar o Calendário de Exposições, integrando o Calendário de Eventos do Poder Legislativo.

De acordo com o regulamento, as obras podem ser nas modalidades de pintura, desenho, escultura, cerâmica, objeto e fotografia. A utilização dos espaços é gratuita e cada exposição tem a duração de 14 dias.

INSCRIÇÕES: A ficha de inscrição está disponível no link Projetos Institucionais– Arte na Câmara no site da Câmara (www.camara-sm.rs.gov.br), a qual deverá ser preenchida e enviada por e-mail à Assessoria de Relações Públicas (rp@camara-sm.rs.gov.br) durante o período de inscrições, formalizando o interesse do expositor.  No mesmo link, pode ser conferido o regulamento na íntegra.  Clique aqui para conferir edital. 

LOCAIS: A Sala Eduardo Trevisan é um espaço de exposições aberto às pessoas que queiram divulgar suas obras e manifestações artísticas. Já o Espaço Novos Talentos é destinado às manifestações artísticas elaboradas por estudantes da cidade e região e artistas iniciantes.

EXPOSIÇÕES EM 2023: No ano passado,  foram executadas, junto aos inscritos, exposições nos dois espaços da Câmara Municipal, a Sala Eduardo Trevisan e a Sala Novos Talentos. 

A primeira exposição, no mês de março, acolhida foi o projeto do coletivo “Feira Feito Por Mulheres”, trabalhos de artesanato realizados apenas por mulheres, com foco no empreendedorismo feminino. Na sequência, durante os dias 22 de março e 04 de abril, a Sala Eduardo Trevisan recebeu o ”Workshop Interdisciplinar de Medicina Veterinária 2023/I”, exposição dos alunos orientados pela Professora Sônia de Avila Botton. 

No período de 12 a 18 de abril a Câmara acolheu a exposição “História e Cultura: Arte viva dos Povos Indígenas Cidadãos Santa-marienses”, trabalho produzido pela Escola Indígena de Educação Básica Yvyra´Ija Tenondé Vera Miri (Guarani) e Escola Augusto Ópe da Silva (Kaigang). 

Entre os dias 24 de abril e 08 de maio, o Espaço Novos Talentos recebeu a exposição do artista Rogério Schraiber com o tema “Autorretrato: Transfiguração do Eu”. No mês de maio, o Parlamento Municipal realizou duas exposições. A primeira foi “Exposição sobre fibromialgia”, considerando o dia 12 de maio o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. Já no dia 22 de maio, houve a montagem da exposição artística feita com materiais reciclados, a ação faz parte da Semana Municipal do Meio Ambiente que iniciou dia 05 de junho. 

Durante o mês de junho somaram-se mais duas exposições. A primeira ocorreu nos dias 07 a 16 de junho com o projeto de ação e extensão “A memória da Loja Maçônica Luz e Trabalho através de fotografias: 150 anos de História" vinculada ao Distrito Criativo - Edital PRE/UFSM e coordenada por Fernanda Pedrazzi. A segunda mostra do mês foi coletiva, abrangeu os dois espaços de exposição concomitantemente: “Olhares Cruzados sobre Santa Maria” e “Povos Indígenas: Tramando histórias”, sob curadoria de Raquel Fonseca e Vani Foletto, respectivamente. De 19 a 30 de junho, a comunidade pode apreciar obras de tapeçaria, pinturas e fotografias. 

Entre os dias 03 e 14 de julho a Sala Eduardo Trevisan abrigou a Exposição “Expressões: Arte abstrata inspirada no expressionismo oriental contemporâneo” com as obras do artista Carlos Rangel e curadoria de Camila Vermelho.            Em agosto, a Câmara acolheu a exposição ENTREVIAS, de Kalu Flores. A exposição propôs uma provocação: o que se percebe nas entrelinhas? Na forma: origami, linhas, formatos, cores, papel e texturas em plena movimentação e transformação. “Entrevias” chamou a atenção aos aspectos de criação do artista e propôs uma multiplicidade de leituras que envolvem a esfera da arte. 

No mês de setembro de 2023, a Sala Eduardo Trevisan recebeu duas exposições: Exposição Do Acampamento para “As Acampamentos: Uma cidade afetiva” organizada pela 6ª Brigada de Infantaria Blindada e pelo Grupo Olhares e convidados, com curadoria de Luciano Santos e expografia de Rosângela Filipetto. 

Mais informações sobre as inscrições e o regulamento podem ser obtidas também no telefone 3220 7252 e no e-mail rp@camara-sm.rs.gov.br

 

 

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Arquivo Diretoria de Comunicação


Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços