Santa Maria, segunda-feira, 6 de maio de 2024

Legislativo apoia as atividades relacionadas à tragédia de 27 de janeiro na boate Kiss

• 22/01/2024
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 22/01/2024

A Câmara de Vereadores de Santa Maria apoia a série de atividades relacionadas à data de 27 de janeiro de 2013, data do acontecimento da tragédia da boate Kiss.

O Poder Legislativo aprovou, no ano passado, o projeto de lei, de autoria da vereadora Marina Callegaro (PT), instituindo a Semana em Memória às Vítimas da boate Kiss – Lembrar para não se repetir, a ser realizada entre os dias 21 e 27 de janeiro, a qual integra o calendário oficial do município.  Tal proposição foi sancionada pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), em novembro de 2023, tornando-se a lei municipal 6.839.

Durante essa semana, acontecem intervenções presenciais com objetivo de criar memória coletiva e conscientização. Para esta terça-feira (23), das 11h30min às 13h30min, o Coletivo Kiss organizou ação de homenagem a vítimas fatais e familiares no local no qual aconteceu o incêndio, no prédio onde funcionava a boate (na Rua Dos Andradas). Já na quarta-feira (24), na Praça Saldanha Marinho, das 12h30min às 14h30min, o coletivo programou a realização de encontro e de vigília das famílias das vítimas, amigos e sobreviventes.  Nos demais dias desta semana, estão previstas diversas ações, encerrando, no sábado (27), das 10h às 12h, no prédio da boate Kiss, com a realização de homenagem às vítimas e familiares.

A exemplo de atividades anteriores, ao longo destes mais de 10 anos da tragédia, a Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) reforça a frase utilizada “Lembrar para não repetir” para marcar o 27 de janeiro de 2013.

Fotos: Luísa Leivas