Santa Maria, segunda-feira, 6 de maio de 2024

Mesa Diretora decide por reduzir em mais de 90% valor de telefonia fixa aos vereadores

• 30/01/2024
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 30/01/2024

Os vereadores que integram a Mesa Diretora do Legislativo de Santa Maria estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (30), para tratar de questões internas acerca do funcionamento da Casa e, ainda, deliberar sobre medidas de economia dentro da Câmara. Sob o comando do presidente Manoel Badke (UB), os parlamentares - Admar Pozzobom (2º vice-presidente) e Givago Ribeiro (2º secretário), ambos do PSDB, e o 1º vice-presidente, Pablo Pacheco (PP) - trataram, basicamente, de temas predominantemente administrativos.

A pauta prioritária foi um projeto de resolução que trata da cota de telefonia fixa, que sofrerá uma drástica redução de valores. Até então, cada parlamentar tem, por gabinete, um subsídio de R$ 6,6 mil/ano para uso de linha fixa. No entanto, a partir de agora, esse valor passará a ser de R$ 2 mil. Ou seja, uma redução de 70%.

Conforme demonstrativo feito pelo presidente Badke, ao longo de todo o 2023, os 21 vereadores fizeram, juntos, uso de apenas R$ 10,5 mil. Sendo que o valor previsto para a telefonia fixa, previsto para o ano passado, foi de R$ 128 mil. Isso quer dizer que, na prática, apenas 8,2% foi utilizado, e o total economizado chegou a quase 92%, pontua Badke.

O 1º vice-presidente, Pablo Pacheco (PP), lembra que, recentemente, a Casa promoveu mais uma economia, da ordem de R$ 13,7 mil/ano, ao cortar a cota de telefonia móvel aos 21 vereadores. Um novo processo, caso fosse aberto, teria um custo de R$ 33 mil/ano, uma vez que seriam 24 linhas, recorda o parlamentar.

Também esteve na pauta, o fim do recesso parlamentar, que se encerra no dia 19 de fevereiro, e a primeira sessão plenária do ano que ocorrerá em 20 de fevereiro.

Texto:  Marcelo Martins

Fotos: Gustavo Nuh