Santa Maria, segunda-feira, 6 de maio de 2024

Em visita à UFSM, Legislativo reitera apoio ao novo Parque de Exposição e ao vestibular

• 01/02/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 01/02/2024

O presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Pablo Pacheco (PP), esteve reunido em agenda com o reitor da UFSM Luciano Schuch. No encontro, que ocorreu no prédio da Reitoria, no campus sede em Camobi, Pacheco e Schuch trataram sobre o novo parque de exposições da instituição que, na prática, pretende ser referência em inovação e conexão com a sociedade. Também foi debatida a possibilidade de o Plenário do Legislativo ser o local para a leitura do tradicional listão “dos bixos” da universidade.

“Sabemos da relevância deste momento importante aos alunos e a expectativa que envolve ter o nome lido no listão da UFSM. A Câmara vem, aqui, se colocar à disposição para que o Plenário seja, novamente, o local de leitura do listão”, pontuou Pacheco.

O reitor acredita que, ainda neste mês, já se tenha definida a data do listão do vestibular. E considerou a proposta, feita pelo presidente da Câmara, como uma oportunidade de retomar essa tradição.

BUSCA POR RECURSOS

O presidente do Parlamento local reiterou que buscará com que todos os parlamentares possam agir conjuntamente em apoio a um pleito do reitor Schuch: a captação de recursos para o novo parque de exposição da UFSM. O empreendimento, orçado em R$ 32 milhões, conta, até o momento, com R$ 3 milhões para o começo das obras.

O reitor explicou que a ideia é buscar junto à bancada gaúcha, na Câmara Federal, um aporte de mais R$ 6 milhões para dar celeridade às obras. Pacheco afirmou que tratará do tema com os demais colegas de legislatura para auxiliar na busca deste valor para garantir a execução da primeira parte da obra. Schuch defende que o empreendimento, quando concluído, será um espaço multiuso do agronegócio e que estimulará a cooperação entre entidades para incentivar a produção agropecuária de todo o Estado.

Texto e Foto: Marcelo Martins