Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

• 26/02/2024
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Mateus Azevedo em 26/02/2024

Na manhã da última quinta-feira (22), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou a primeira reunião do ano. Tal fato também se repetiu nas Comissões de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e de Cidadania e Direitos Humanos, que ocorreram à tarde no Plenarinho e no Plenário, respectivamente.

Políticas Públicas

No colegiado de Políticas Públicas, os parlamentares elencaram vários temas importantes, que estão impactando a comunidade, para serem debatidos e resolvidos neste ano. Os assuntos elencados foram os seguintes: cumprimento da legislação que trata do sossego público; limpeza de terrenos baldios; monitoramento dos casos de Dengue no município; limpeza das margens do arroio Cadena, entre outros.

A comissão é composta pelos vereadores Admar Pozzobom (presidente), Adelar Vargas (vice-presidente), Anita Costa Beber, Alexandre Pinzon Vargas, Getulio Jorge de Vargas, Roberta Leitão e Rudys Rodrigues.  As reuniões ordinárias  acontecem nas quintas-feiras, às 09h, no Plenarinho do Poder Legislativo.

Educação, Cultura, Esportes e Lazer (CECEL)

Na comissão, os vereadores definiram que, na próxima reunião ordinária, cada vereador irá trazer sugestões de pautas a fim de o colegiado elaborar um cronograma de ações para o ano. Também ficou definido que os projetos serão distribuídos para relatoria por ordem alfabética.

A CECEL é integrada pelos vereadores Danclar Rossato (presidente), Givago Ribeiro (vice-presidente), Luci Duartes, Pablo Pacheco, Helen Cabral, Juliano Soares e Valdir Oliveira. Todas as quintas-feiras, às 14h, no Plenarinho da Câmara, são realizadas as reuniões ordinárias.

Cidadania e Direitos Humanos

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realizou reunião ordinária no Plenário da Casa e acolheu ofício encaminhado pela vereadora Marina Callegaro solicitando que o colegiado acompanhe o inquérito instaurado sobre abordagem realizada pela polícia a um motoboy na rua Evangelista Marcos, bairro Nova Santa Marta, no dia sete de janeiro deste ano. Conforme o documento, o motoboy faleceu após esta abordagem. Como deliberação, o colegiado irá encaminhar pedidos de informação à Delegacia Regional da Polícia Civil e ao Comando Regional de Polícia Ostensiva da Região Central.

Texto: Mateus Azevedo e Clarissa Lovatto

Fotos: Luã Santos e Gustavo Nuh