Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

• 26/02/2024
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 26/02/2024

O parlamentar Manoel Badke (UB) reassumiu, nesta segunda-feira (26), os trabalhos à frente da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Após ficar, por quatro dias, na condição de prefeito em exercício, Manoel Badke voltou a despachar da sede do Palacete da Rua Vale Machado. Além de demandas internas e questões operacionais do funcionamento do Parlamento, ele retomou as visitas institucionais, que foram iniciadas ainda em janeiro, quando assumiu a presidência da Casa.

Desta vez, o compromisso foi com a reitora da Universidade Franciscana (UFN), a irmã Iraní Rupolo. Badke colocou o Legislativo local à disposição da instituição de Ensino Superior para eventuais parcerias. Atualmente, a UFN tem mais de 400 professores e 4 mil alunos.

Badke destacou o papel da UFN como “uma referência em excelência educacional para Santa Maria”. Ao lado da reitora, a irmã Iraní Rupolo, ambos conversaram sobre os desafios do Ensino Superior no pós-pandemia e a missão dessa instituição franciscana de servir à população com dezenas de serviços - nas áreas da saúde e jurídica - por toda Santa Maria. “A forma como Santa Maria, um berço vocacionado à educação, é reconhecida nacional e internacionalmente passa pela congregação franciscana, passa pela UFN”, pontuou Badke.

Foi ainda na década de 50 que Santa Maria, ainda mesmo antes da UFSM, fez frente para que o maior município do centro do Estado trilhasse o caminho do desenvolvimento vocacionado por meio da educação. “Ano que vem, a nossa instituição completará 70 anos de relevantes serviços prestados à sociedade santa-mariense. Santa Maria e UFN caminham juntas quando o tema é educação e entrega de serviços com excelência”, destacou a reitora.

Texto: Marcelo Martins
Foto: Luã Santos