Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

• 06/03/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 06/03/2024

A Câmara de Vereadores de Santa Maria esteve presente, nesta quarta-feira (6), na inauguração da Rádio Verde Oliva, emissora integrante do Exército Brasileiro (EB). O presidente do Legislativo, Manoel Badke (UB), representou o Parlamento no ato que marcou a oficialização das atividades que opera na frequência 90.5 FM e que leva o slogan “Sinal verde para a boa música”.

“É, sem dúvida alguma, uma conquista à sociedade santa-mariense que, agora, vai contar com mais uma rádio informativa e com boas músicas. Santa Maria aguardava por isso há muito tempo”, avaliou o presidente da Casa.

O comandante da 3ª Divisão do Exército (3ª DE), o general de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel avaliou a inauguração da rádio em solo santa-mariense como um marco e, principalmente, um reconhecimento à representatividade numérica e estratégica de Santa Maria no contexto da defesa nacional.

“Santa Maria é, por tudo que sabemos, um polo militar estratégico e imprescindível ao Exército Brasileiro. Hoje, essa situação (inauguração da Rádio Verde Oliva) demarca isso como um ato que coroa a grandiosidade do município no contexto da defesa nacional”, pontuou o comandante.

5ª DO PAÍS
A Rádio Verde Oliva, que já operava em caráter experimental desde fevereiro deste ano, é a quinta emissora do Exército e está localizada nas instalações do quartel-general (QG) da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Integrada ao Centro de Comunicação Social do Exército (CComSEx), a operacionalização dela se dá por meio do Comando da 3ª Divisão de Exército (3ª DE). A programação observa a promoção de valores cívicos e culturais do país com música de qualidade, notícias nacionais, internacionais e militares, utilidade pública e variedades.

A Rádio Verde Oliva Santa Maria é a quinta emissora do Sistema Verde Oliva no país, que já conta com rádios em Brasília (DF), Manaus (AM), Três Corações (MG) e Resende (RJ). Todas têm conquistado seu espaço na audiência das regiões que abrangem. A viabilidade dela foi em decorrência à parceria bem-sucedida entre o Comando do Exército, por meio do CComSEx, e a Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB), com o apoio da Fundação Habitacional do Exército (FHE/POUPEX).

Texto: Marcelo Martins (com informações da Comunicação Social da 3ª DE)
Fotos: Gustavo Nuh