PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, segunda-feira, 27 de maio de 2024

Hora atividade e déficit de monitores são pautas na Comissão de Educação


  • 07/03/2024
  • 102 visualizações
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 07/03/2024
Compartilhe:

Na reunião ordinária desta quinta-feira (07), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer(CECEL) recebeu a secretária municipal de Educação (Smed), Lúcia Madruga, para esclarecer dúvidas suscitadas a respeito da implementação da hora atividade e do déficit de estagiários e monitores na rede municipal de ensino. 

Em relação às horas atividades, a secretária explicou que o processo é transitório e gradual e, neste cenário, cada escola estuda a nova matriz curricular e implementa o que é possível. “Santa Maria já passaram várias gestões que não conseguiram efetivar a hora-atividade. Então, por isso, alguns professores têm essa reclamação. Nosso principal problema está na educação infantil porque nos anos finais se conseguiu atingir os 20%”, pontuou a titular da secretaria. 

No tocante à falta de monitores, a titular da pasta fez um panorama da situação, relatando que, em 2023, o Ministério Público do Trabalho solicitou a retirada dos estagiários de 16 anos. Essa medida teria provocado uma redução considerável no número de pessoas disponíveis para realizar estágio. Para resolver a situação e atrair mais interessados, a prefeitura ampliou o valor da bolsa-auxílio e fez abertura de chamamento do banco de estagiários. Em relação aos monitores de educação especial, Lúcia Madruga informou que o município está trabalhando em parcerias com instituições do sistema “S” (organização de entidades corporativas) para resolver a demanda na área. 

A CECEL é integrada pelos vereadores Danclar Rossato (presidente), Givago Ribeiro (vice-presidente), Luci Duartes, Pablo Pacheco, Helen Cabral, Juliano Soares e Valdir Oliveira. Todas as quintas-feiras, às 14h, no Plenarinho da Câmara, são realizadas as reuniões ordinárias.

 

Texto: Clarissa Lovatto

Foto: Luã Santos 

 


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços