Santa Maria, terça-feira, 30 de abril de 2024

• 08/03/2024
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Mateus Azevedo em 08/03/2024

A Comissão Especial da Corsan debateu a situação do esgotamento do bairro Camobi, região leste de Santa Maria. O tema foi tratado com a participação dos parlamentares que integram o colegiado - Anita Costa Beber (PP), presidente; Adelar Vargas, o Bolinha (MDB), vice-presidente; e Tony Oliveira (Podemos), relator -, e, ainda, contou com a equipe técnica da Corsan. A reunião pública ocorreu, na última sexta-feira (8), no CTG Sentinela da Querência.

A gestora da unidade de saneamento de Santa Maria da Corsan, Andreia Zanini, e o superintendente da companhia, José Epstein, responderam a diversos questionamentos da população: vistorias, conexões e ligações intradomiciliares, recuperação das ruas, tarifas, entre outros.

Os vereadores cobraram uma “pronta resposta” da Corsan frente às demandas e dúvidas que surjam dos moradores do bairro Camobi frente à ligação dos móveis à rede de esgoto. Ficou encaminhado que, a cada 15 dias, haverá uma periodização do andamento dessas questões por parte da companhia. Desta forma, a comissão especial ficará encarregada de manter a Corsan a par das questões do bairro.

As dúvidas dos moradores, sobretudo, se deram quanto à etapa final de ligação das moradias à rede da Corsan.

São, ao todo, 10,7 mil imóveis que, juntos, somam 43 mil moradores.

A presidente do colegiado, Anita, e os colegas Adelar e Tony cobraram por mais agilidade e explicações em tempo hábil à população.

Também estiveram presentes o presidente do Legislativo, Manoel Badke (UB), e o vice-presidente, Pablo Pacheco (PP).

OBRAS

A obra do esgoto de Camobi levou 10 anos para ser concluída. Iniciada em 2013, os serviços foram concluídos em 2023. Neste período, foram duas longas paralisações. Após 100% do término, e com um investimento de R$ 117 milhões, foram instalados 77km de tubulação de canos pelas ruas da região leste da cidade, recuperação das ruas, a instalação de estações de bombeamento e a construção de uma tubulação pressurizada (emissário) para levar o esgoto de Camobi até a estação de tratamento, no Bairro Lorenzi.

SERVIÇO

Epstein e Andreia explicaram que, após receber a notificação da ligação da rede, o morador tem 120 dias para fazer a ligação, sendo que os custos são de responsabilidade de cada cliente. Após realizada, o usuário deve comunicar a Corsan pelo aplicativo, também pelo whatsapp  (51) 99704-6644, ou pelo 0800 646 6444 e solicitar a vistoria de ligação dentro do domicílio.

Texto: Marcelo Martins

Foto: Bruno Tesch (colaboração)