PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, terça-feira, 30 de abril de 2024

Câmara entrega Comenda Izabel Piasentin à delegada Elizabete Shimomura


  • 13/03/2024
  • 315 visualizações
  • Sessão Solene
  • Criado por: Camila Porto Nascimento em 13/03/2024
Compartilhe:

Na noite desta terça-feira (12), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou Sessão Solene para a entrega da Comenda Izabel Piasentin. A agraciada foi a delegada de polícia Elizabete Shimomura. A homenagem foi entregue à delegada por todas as vereadoras presentes.  

Conforme Lei Nº 6.040/ 2016, a comenda Izabel Piasentin é destinada às personalidades e/ou às instituições que se destacarem na defesa dos Direitos da Mulher, no âmbito do Município ou fora dele. Nesse sentido, a vereadora Marina Callegaro (PT) falou sobre a trajetória profissional da homenageada. Lembrou que Elisabete atua há 20 anos na área da segurança, boa parte dedicada à proteção das mulheres. A vereadora sublinhou ainda a participação da delegada no Fórum de Enfrentamento à Violência e no Conselho Municipal da Mulher. Atualmente, a homenageada está à frente da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM Santa Maria/RS).  

A presidente do Conselho Municipal da Mulher - instituição responsável por indicar o nome da agraciada -  Maria Aparecida Brizola, fez um levantamento dos direitos das mulheres adquiridos ao longo dos anos. Informou que Elisabete foi indicada, por unanimidade, dos membros do conselho. E ressaltou que, no ano passado, Santa Maria não teve incidência de mortes cometidas em funções de gênero: “zero feminicídios em 2023”.  

A homenageada fez diversos agradecimentos à família, colegas e amigos. Rememorou o incentivo que teve dos pais para dedicar-se aos estudos, quando saiu de casa ainda muito jovem para estudar em Porto Alegre, aos 13 anos. Agradeceu também ao parlamento pela distinção recebida. “Essa distinção veio coroar meus 20 anos de delegada de polícia”.  

A Sessão Solene foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara. Acompanhe aqui.  

Texto: Camila Porto

Fotos: Luísa Monteiro

 


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços