Santa Maria, terça-feira, 30 de abril de 2024

Poder Legislativo aprova projeto que denomina praça municipal

• 04/04/2024
  • Sessão Ordinária
  • Criado por: Mateus Azevedo em 04/04/2024

Na Sessão Plenária Ordinária desta quinta-feira (04), no Plenário Coronel Valença, o Parlamento Municipal de Santa Maria aprovou projeto de lei e homenageou a Associação Franciscana de Assistência à Saúde (SEFAS). Os vereadores também aprovaram duas moções de congratulações.

O Projeto de Lei nº 9735/2023, de autoria do vereador Danclar Jesus Rossato, foi aprovado pelo parlamento. A proposição denomina de Praça Amigos das Crianças a área verde localizada na Rua Profetiza Ester, esquina com a Rua Profeta Jonas, Vila Núcleo Central, Bairro Nova Santa Marta. O proponente da matéria informou que os moradores da localidade lhe procuraram, porque o logradouro estava sem nome. Destacou a importância desta praça para a comunidade do Bairro Nova Santa Marta e do lazer para as pessoas. “As nossas crianças, além de aprenderem, além de estudarem, têm que brincarem”.

Expediente Nobre

O proponente da homenagem, vereador Danclar Jesus Rossato, disse que a motivação para propor esse expediente nobre se deu por conta de vários parentes, amigos e conhecidos do parlamentar terem sido atendidos na Casa de Saúde ao longo dos anos. Relatou que a equipe da SEFAS tem como prioridade ofertar um tratamento humanizado aos pacientes. “Então, esses são motivos suficientes para que nós e Santa Maria preste essa homenagem”.  O parlamentar destacou também o empenho da sociedade santa-mariense e da Câmara, através da destinação de emendas impositivas, para qualificar os serviços prestados pela Casa de Saúde.

A Irmã Liliane Alves Pereira afirmou que a SEFAS é o resultado do sonho “embrionário de irmãs ousadas” que iniciaram o trabalho em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, para trabalha com a educação de mulheres. Depois, a instituição chegou a Santa Maria e realizou várias ações neste município. Afirmou que o objetivo principal da associação “é poder cuidar de pessoas”. Ao final, agradeceu à comunidade por estar junto à instituição na construção de um jubileu de história e afirmou que a SEFAS vai seguir sendo corajosa e atenta às demandas da população santa-mariense.

Moções aprovadas

Moção de Congratulação nº 10/2024 - Moção de Congratulações em comemoração aos 45 anos da AGECONT - CATTO CONTABILIDADE, comemorado no último dia 17 de março de 2024. Autoria: Anita Costa Beber (Podemos).

Moção de Congratulação nº 11/2024 - Moção de Congratulação à Marielle Schmitt pela coroação no concurso do Miss Plus Models Brasil 2024 na categoria Curvy. Autoria: Tubias Callil.

Inclusão na Ordem do Dia

O Projeto de Lei nº 9764, por solicitação do vereador Givago Ribeiro (PSDB), foi incluído na Ordem do Dia, analisado em primeira discussão e, provavelmente, será votado na próxima terça-feira, dia 09. A proposição é de autoria do Poder Executivo, autorizo o município a doar área de terras de sua propriedade ao Fundo de Arrendamento Residencial - FAR representado pela Caixa Econômica Federal.

Autorização de Viagem

Autorização de Viagem nº 13 - Os vereadores Adelar Vargas, o Bolinha (MDB), Helen Cabral (PT) e Juliano Soares, o Juba (PSDB), na forma regimental, requerem autorização para realizar viagem a cidade de Porto Alegre, nos dias nove, 10, 11 e 12 de abril do corrente ano, para cumprir agenda em diversos órgãos.

Visitantes Ilustres

O diretor do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), autarquia vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, vereador licenciado Ricardo Blattes (PT), disse que, atualmente, a economia federal está estabilizada e que estão sendo investidos recursos em várias áreas em Santa Maria. Declarou que não concorrerá nas próximas eleições, mas seguirá à disposição do município. Informou também que irá encaminhar documento, na próxima semana, renunciando seu mandato. “Eu vou continuar no governo federal”.

O deputado federal Covatti Filho (PP) também utilizou a tribuna como visitante ilustre. O parlamentar informou que preside o Progressistas que, segundo Covatti, tem 200 mil filiados no estado do Rio Grande do Sul. Lembrou que seus pais estão na política há vários anos.“Nós sempre encaramos a política fazendo o bem, sem olhar a quem”. Destacou que 2024 é um ano muito importante, pois a população escolherá os novos prefeitos (as), vice-prefeitos (as) e vereadores (as) pelo período de quatro anos.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Gustavo Nuh