Santa Maria, sábado, 27 de julho de 2024

Em sessão extraordinária, Legislativo aprova repasse de R$ 3 milhões à prefeitura para auxiliar no combate aos estragos das enchentes em Santa Maria

• 09/05/2024
  • Geral
  • Criado por: Mateus Azevedo em 09/05/2024

Nesta quinta-feira (09), os parlamentares também realizaram duas sessões extraordinárias para debater duas proposições: uma de origem do Legislativo e outra do Executivo.

Em sessão extraordinária, os parlamentares debateram Projeto de Resolução Legislativa Nº 10, de autoria da Mesa Diretora, que autoriza o Poder Legislativo a abrir crédito adicional do tipo suplementar  no  orçamento do  exercício  de  2024 no valor de R$ 3 milhões. A parlamentar Helen Cabral (PT) considera importante a destinação desse recurso à Prefeitura “para que ajude no enfrentamento desta calamidade”. Por outro lado, manifestou não concordar que o valor seja utilizado para a compra de pedras e pagamento de horas-máquina neste momento. A parlamentar pensa que o valor deveria ser utilizado em outras ações, como aquisição de alimentos e utensílios domésticos. A vereadora afirmou que votaria favorável ao projeto. Os vereadores Marina Callegaro (PT), Roberta Leitão (PL), Givago Ribeiro (PSDB), Tony Oliveira (Podemos), Paulo Ricardo Pedroso (PSD) e Valdir Oliveira (PT) se manifestaram a favor da aprovação do projeto. Por 19 votos favoráveis e nenhum contrário, a proposição foi aprovada.

Depois, em primeira discussão, os parlamentares analisaram o Projeto de Lei 9793, que autoriza o Poder Executivo a pagar aluguel social às famílias atingidas pelos fortes chuvas. Na sessão anterior, de abertura do ano legislativo, é possível conferir em que consiste esta matéria.

Logo em seguida, os edis realizaram a segunda sessão extraordinária para debater e votar o Projeto de Lei 9793. A vereadora Luci Duartes, Professora Tia da Moto (PDT) foi a primeira parlamentar a discutir essa matéria e ressaltou que o projeto em pauta  “vem, realmente, trazer um pouco de alento para aquelas pessoas que perderam tudo”. Os parlamentares Marina Callegaro, Helen Cabral, Valdir Oliveira, Pablo Pacheco (PP), Juliano Soares, o Juba (PSDB), Tony Oliveira e Paulo Ricardo Pedroso também se manifestaram sobre a matéria que, por 17 votos a zero, foi arpovada.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luã Santos