Santa Maria, segunda-feira, 22 de julho de 2024

Parlamento Municipal aprova projeto de prevenção ao câncer de colo do útero

• 16/05/2024
  • Sessão Ordinária
  • Criado por: Mateus Azevedo em 16/05/2024

Na Sessão Plenária Ordinária desta quinta-feira (16), no Plenário Coronel Valença, os parlamentares aprovaram um projeto de lei, a constituição de uma comissão especial e uma moção. Em primeira discussão, os edis também analisaram projeto que, provavelmente, será votado na próxima terça, dia 21.

Projeto aprovado

Projeto de Lei nº 9765/2024 - Institui a campanha de prevenção do câncer de colo do útero denominada "MARÇO LILÁS", no âmbito do município de Santa Maria e dá outras providências. Autoria: Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos). O proponente da matéria destacou a importância das mulheres realizarem exames de forma regular. “Então, acho muito importante essa campanha de prevenção ao câncer de colo do útero”.

Comissão especial aprovada

Os vereadores aprovaram a constituição da Comissão Especial para analisar o Projeto de Lei Complementar nº 1/2024 que insere as alíneas “J”, “L” e “M”, no inciso II do artigo 2º e os artigos 137E, 137F, 137G, 137H, 137I e o novo capítulo ao Título IV “das Taxas” na Lei Complementar nº 002, de 28 de dezembro de 2001, de autoria do vereador Tubias Callil. A proposição “cria a Taxa de Fiscalização de Aterros e Depósitos de Resíduos Sólidos -TFA no município de Santa Maria”, conforme consta na justificativa da matéria. O colegiado ficou composto da seguinte forma: Tubias Callil (MDB), presidente, Danclar Jesus Rossato (PSB), vice-presidente, e Givago Ribeiro (PSDB), relator.

Moção aprovada

Durante a sessão de hoje, também foi aprovada a Moção de Apelo ao Presidente do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e da República para direcionamento do fundo eleitoral para o enfrentamento à situação de calamidade do Estado do Rio Grande do Sul e aos eventos climáticos. Autoria: Manoel Badke (UB).

Vistas a projeto

O vereador João Ricardo Vargas (PSDB) solicitou vistas ao Projeto de Lei nº 9737/2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade da capacitação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – para servidores públicos nas unidades de rede municipal de saúde no município de Santa Maria. A proposição é de autoria do vereador Delegado Getúlio (Republicanos) e estava em primeira discussão.

Primeira discussão

Projeto de Lei 9790/2024 que altera a legislação que trata da composição do Conselho Municipal de Contribuintes. Autoria: Poder Executivo.

A sessão pode ser revista na íntegra no Canal 18.2 e no YouTube da TV Câmara: tvcamarasantamaria.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Marcelo Martins