ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

COF e secretaria debatem trâmite de emendas impositivas a escolas

• 11/06/2024
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 11/06/2024

Em reunião ordinária na manhã desta terça-feira (11), a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) recebeu o titular da secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos (SECAP), José Antônio de Azevedo Gomes, para tratar da elaboração dos projetos de engenharia referentes a obras em escolas do município beneficiadas com emendas impositivas dos vereadores.

O assunto já havia sido tratado, em reunião anterior, com a secretaria municipal de Educação, quando o colegiado sugeriu a possibilidade de os vereadores destinarem emendas impositivas diretamente às Associações de Pais e Mestres das escolas, ficando essas associações responsáveis pela elaboração do plano de trabalho, execução e prestação de contas de obras realizadas.

O presidente da COF, vereador Pablo Pacheco, explicou que a comissão tem trabalhado para realizar mapeamento no sentido de melhorar o fluxo das emendas impositivas. A ideia é realizar, no mês de agosto, reunião com diretores das escolas municipais e representantes das secretarias envolvidas no processo das emendas impositivas. O secretário José Antonio foi convidado a participar da reunião.

O secretário José Antonio destacou que a destinação diretamente às associações irá desburocratizar o processo, tendo em vista que será contratação direta e com orientação técnica. “A ideia é fazer desburocratização dentro do processo administrativo para fazer que o recurso da emenda impositiva chegue mais rápido. Então, a proposta é muito interessante porque vai movimentar todo tecido social dentro das escolas”, enfatizou.

A Comissão de Finanças é formada pelos vereadores Pablo Pacheco (presidente), Augusto Panzenhagen, Givago Ribeiro, Coronel Vargas e Adelar Vargas.

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Gustavo Nuh