- 18/06/2024
- 219 visualizações
- Geral
- Criado por: Marcelo Martins em 18/06/2024
A Câmara de Vereadores de Santa Maria instaurou, nesta terça-feira (18), uma Comissão de Representação Externa com a finalidade de “acompanhar as mobilizações de paralisação do transporte coletivo urbano de Santa Maria e as tratativas a respeito dos pleitos para normalização do serviço". Frente à urgência do tema, que é sensível e caro aos santa-marienses, o procurador jurídico da prefeitura, Guilherme Cortez, esteve reunido com os parlamentares na Sala da Presidência do Legislativo. Estiveram presentes os integrantes do colegiado - Adelar Vargas, Bolinha (MDB), Alexandre Vargas (Republicanos) e Givago Ribeiro (PSDB) - e o presidente do Parlamento, o vereador Manoel Badke (UB).
O procurador Guilherme Cortez fez um resgate cronológico sobre a pauta e explicou aos parlamentares, ponto a ponto, questões como custo da tarifa do ônibus; licitação do transporte coletivo; qualidade dos serviços prestados; relação frota versus linhas de ônibus; custo operacional do serviço; e, ainda, políticas de subsídio ao modal e isenção de ISSQN às empresas de ônibus.
Cortez destacou que o tema transporte coletivo “é um desafio de praticamente todos os municípios, não sendo diferente em Santa Maria”, explicou ao enfatizar a complexidade do processo licitatório que está em curso. Quanto às paralisações de parte de motoristas e de cobradores do transporte coletivo, que ocorreram nesta terça-feira, Cortez explicou aos parlamentares que o Executivo municipal já iniciou um diálogo com os sindicatos das empresas e dos colaboradores. Ele destacou que “serão adotadas medidas para garantir a continuidade do serviço sem prejuízo aos cidadãos, trabalhadores e concessionárias”.
Acompanhado do procurador jurídico do Legislativo, Lucas Saccol Meyne e do Secretário Legislativo, Julio César Gonçalves dos Santos, a Comissão de Representação Externa irá se reunir, nos próximos dias, com a prefeitura, com as empresas do transporte público e com o Ministério do Trabalho, que está à frente da mediação de um eventual acordo entre as partes.
Texto: Marcelo Martins
Foto: Luísa Monteiro