Santa Maria, quarta-feira, 3 de julho de 2024

• 20/06/2024
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 20/06/2024

Desde que se iniciou a veiculação do programa “Fala, pré-candidato!”, em 10 de junho, as cinco entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura de Santa Maria já somam um total de 2.392 visualizações. O número observa a transmissão por meio do canal do YouTube da TV Câmara (TV Câmara Santa Maria) no transcorrer dessas primeiras duas semanas. Além disso, há diariamente a veiculação, três vezes ao dia (6h, 12h e 22h30min) de forma escalonada e com revezamento, dentro da grade de programação da TV Câmara (canal 18.2 da tv aberta).

Inicialmente, havia uma previsão de realizar gravações com seis pré-candidatos ao Executivo municipal - todos com nomes colocados junto ao noticiário local e nas redes sociais dos próprios políticos -, porém, um pré-candidato declinou do convite. Com isso, as gravações se deram nos dias 3, 5 e 7 de junho de forma que todos pudessem ter isonomia e sem qualquer privilégio nessa largada de pré-campanha. “Sabemos que, neste momento de pré-campanha, o cenário político-eleitoral dificilmente estará 100% consolidado. Então, adotamos critérios jornalísticos, aqui da Diretoria de Comunicação Social (DCS) e da Divisão da TV Câmara, de forma a possibilitar espaço àquelas agremiações que já tinham nomes na condição de pré-candidatos. Todos gravaram, na mesma semana, sem que houvesse chance de um pré-candidato, por exemplo, assistir ao outro e, depois, se valer do que ele disse para confrontá-lo ou algo do tipo”, explica Marcelo Martins, diretor de Comunicação Social do Legislativo.

À frente da Divisão da TV Câmara, o jornalista do quadro da Casa Robson Brilhante, enfatiza o cuidado com que se teve de viabilizar uma grade de veiculação, dentro da programação da TV Câmara, de forma com que todos pudessem ser contemplados com os horários previstos: 6h, 12h e 22h30min. “No momento da organização dos horários de exibição, foi feita uma distribuição dos pré-candidatos de forma que houvesse a possibilidade de cada um ‘rodar’ em todos os dias e horários disponíveis em forma de revezamento, durante seis semanas. No dia da reunião com as equipes das campanhas foram apresentados os horários e feito o sorteio dos candidatos e horários de veiculação. Além disso, as gravações foram planejadas para que ocorressem todas na mesma semana e, só depois, seria feita a veiculação na TV Câmara e YouTube. Assim, a equipe da Diretoria de Comunicação e da TV Câmara entenderam que haveria isonomia, uma vez que nenhum pré-candidato pôde assistir ao outro sem que todos já tivessem gravado”, explica Brilhante.

Ao fim do período de convenções partidárias, que vai de 20 de julho a 5 de agosto, a TV Câmara realizará uma nova rodada de entrevistas com aqueles que já estejam, após a chancela dos seus partidos, na condição de prefeituráveis.  Será oportunizado, como fora agora, espaço a todos que estejam consolidados no cenário político-eleitoral local.

Texto: Marcelo Martins
Arte: Luísa Monteiro