- 20/06/2024
- 290 visualizações
- Reunião de Comissão
- Criado por: Mateus Azevedo em 20/06/2024
A Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais e Distritais realizou reunião ordinária nesta quinta-feira (20). Na oportunidade, o Plenarinho da Câmara recebeu a comunidade e os secretários de município de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Desenvolvimento Social.
Na primeira pauta, três moradores do bairro São José reclamam das enchentes causadas pelas fortes chuvas e pela falta de vazão de arroio próximo à localidade. Os moradores afirmam que a água excedente das chuvas inundam a Rua Vereador Lauro Machado, entre outras vias, e acumulam na rua Antônio Spall.
A segunda pauta também está relacionada à infraestrutura. Dois moradores da Rua Armando Ricardo Wiethan, antiga estrada que liga a cidade de Santa Maria ao Distrito Boca do Monte, denunciam o assoreamento do Arroio Ferreira e que isso causa alagamento na região.
O secretário de município de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, não se comprometeu em solucionar as demandas de forma imediata. Mas afirma que, a médio prazo, o Poder Executivo realizará ações nas duas localidades, como limpeza dos arroios e córregos, por exemplo.
Destinação de Emendas
A terceira pauta debatida pelo colegiado tratou da destinação de emenda parlamentar para o Banco de Alimentos de Santa Maria. O impasse é sobre o recebimento de emenda especial de R$ 100 mil que, primeiramente, seria para a compra de cestas básicas e, agora, terá que ser para a aquisição de bens. Conforme o secretário de município de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz, será realizado chamamento público, pois esse recurso é destinado ao Poder Executivo, “e o Banco de Alimentos vai participar desse chamamento público e, sendo habilitado, vai ser contemplado com essa emenda”, afirma Kortz.
Distribuição de Projeto
O Projeto de Lei nº 9797 foi distribuído Pra a relatoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos). A proposição é de autoria da vereadora Helen Cabral (PT) e Denomina de Pastor Idalino Xavier a atual Rua 19, localizada na COHAB Fernando Ferrari. O relator terá até 14 dias para exaram parecer sobre a matéria.
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Luísa Monteiro