Santa Maria, segunda-feira, 22 de julho de 2024

• 21/06/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 21/06/2024

O senador gaúcho Hamilton Mourão (Republicanos) cumpriu agenda, nesta sexta-feira (21), na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Relator da Comissão Temporária que acompanha o enfrentamento da calamidade que atingiu o estado do Rio Grande do Sul, Mourão foi recebido pelo presidente do Parlamento, Manoel Badke (UB). Também estiveram presentes, o vice-prefeito, Rodrigo Decimo (PSDB), e os vereadores Adelar Vargas, o Bolinha (MDB), Alexandre Vargas (Republicanos) e Juliano Soares, o Juba (PSDB).

Mourão detalhou as propostas prioritárias apresentadas pela Comissão Temporária voltadas à gestão de risco de desastres; situação dos deslocados (desabrigados/desalojados);, impactos econômicos das mudanças climáticas e a necessidade de isenção tributária para empresários que façam doações aos atingidos. Mourão ainda comentou os desafios acerca da negociação da dívida do Estado com a União; e, por fim, a urgência da reconstrução do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.

Na sala da Presidência, o senador assistiu a uma apresentação de dois nomes que são referência na formação histórico-geográfica de Santa Maria e região: Adenilson Zanini (doutor em Geografia pela UFSM e oficial da reserva da Força Aérea Brasileira-FAB) e Waterloo Pereira Filho (geógrafo, professor da UFSM e com experiência em Sensoriamento Remoto).

É com base nesses apontamentos técnicos que o presidente do Legislativo afirma a urgência de Santa Maria fazer frente à construção de um aeroporto regional, com voos para os grandes centros urbanos, que possa dar condições de o município ser uma referência aeroportuária.  Após a explicação técnica do tema, o senador Hamilton Mourão comentou sobre a necessidade de o Rio Grande do Sul contar com aeroportos estratégicos e descentralizados “de forma que o Estado possa seguir conectado com o restante do país”.

Ainda nesta sexta-feira, o senador irá palestrar no evento Santa Summit e, na sequência, ele irá se reunir com empresários locais.

Texto: Marcelo Martins
Fotos: Luã Santos