ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Comissão de Políticas Públicas debate o desassoreamento de arroios e rios

• 27/06/2024
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Mateus Azevedo em 27/06/2024

Nesta quinta-feira (27), no Plenarinho do Poder Legislativo Santa-mariense, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais recebeu integrantes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Município de Meio Ambiente para tratar sobre o desassoreamento de trechos dos rios e arroios de Santa Maria. O assoreamento de várias localidades tem gerado inúmeras reclamações de alagamentos por parte da comunidade.

O superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, afirma que a ação prioritária é realizar um mapeamento destas áreas mais críticas. O superintendente afirma que existem vários pontos críticos nos rios Vacacaí e Vacacaí Mirim e em alguns arroios. Lemos pontua que no Vacacaí Mirim existem pontos crítico, como na Vila Schirmer, por exemplo.

Após esse mapeamento, será feito o desassoreamento dos pontos mais críticos. Mas o superintendente projeta uma possível necessidade de recursos externos para a realização desse serviço. O presidente da comissão, vereador Admar Pozzobom (PSDB), afirma que, como deliberação, o colegiado vai encaminhar, ao Governo Federal, a solicitação de recursos para a execução do desassoreamento.

Tramitação Aprovada

A segunda pauta debatida pelos parlamentares foi o parecer sobre o Projeto de Lei 9797/2024, de autoria da vereadora Helen Cabral (PT). A proposição denomina de Pastor Idalino Xavier a atual Rua 19, localizada na COHAB Fernando Ferrari. O relator desta matéria foi o parlamentar Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), que exarou parecer opinando pela normal tramitação da proposição.

Todos os parlamentares integrantes da comissão participaram da reunião.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luísa Monteiro