- 25/02/2025
- 541 visualizações
- Geral
- Criado por: Marcelo Martins em 25/02/2025
Em Sessão Plenária Ordinária realizada na tarde desta terça-feira (25), os parlamentares formaram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e uma comissão especial que irão tratar sobre os serviços prestados pela Corsan em Santa Maria. Além disso os edis acataram a criação de três frentes parlamentares, aprovaram o envio de uma moção de apoio ao Congresso Nacional e uma autorização de viagem parlamentar.
CPI DA CORSAN: O vereador Tubias Callil (PL) propôs a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de investigar problemas no abastecimento de água e esgotamento sanitário, suposto uso de subterfúgios e manobras feitas por insuficiências técnicas na solução dos problemas, fiscalizações, cobranças abusivas e autuações irregulares por parte da empresa. Por indicação das bancadas parlamentares, a CPI ficou formada pelos seguintes membros: vereador Tubias Callil/PL (presidente), vereador Sergio Roberto Cechin/PP (vice-presidente) e Helen Cabral /PT (relatora).
COMISSÃO ESPECIAL: Os parlamentares constituíram uma comissão especial para acompanhar o andamento dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na Região Leste do Município de Santa Maria. O proponente da formação do colegiado, vereador Guilherme Rossato Badke (Republicanos), explicou que as obras de expansão do esgotamento do bairro Camobi trouxeram avanços, mas também alguns transtornos à população. Por indicação das bancadas parlamentares, o colegiado ficou formado pelos vereadores Guilherme Rossato Badke (Republicanos), Marcelo Bisogno (UB) e Professor Luiz Fernando (PDT).
MOÇÃO APROVADA: Envio de Moção de apoio/soliedariedade à derrubada do veto presidencial ao Projeto de Lei nº 2687/2022, que reconhece a Diabetes Mellitus Tipo 1 como deficiência para todos os efeitos legais. Autoria: vereador Sérgio Roberto Cechin (PP). Em votação nominal, a proposição foi aprovada, por unanimidade dos vereadores presentes.
FRENTES PARLAMENTARES: Os vereadores aprovaram a criação de três frentes parlamentares. Esses grupos de trabalho têm duração durante a legislatura vigente e pode ser formada por um parlamentar de cada bancada. São elas:
- Constituição de Frente Parlamentar da Segurança Pública. Autoria conjunta dos vereadores João Ricardo Vargas (PL), Tony Oliveira (Podemos) e Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos).
- Constituição de Frente Parlamentar do Empreendedorismo Feminino. Autoria: vereador Fort (PP).
- Constituição de Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente. Autoria: vereadora Marina Callegaro (PT).
INCLUSÃO NA ORDEM DO DIA: A pedido do vereador Tubias Calli (PL), foi incluída na Ordem do Dia autorização de viagem a Porto Alegre no dia 27 de fevereiro. No microfone de aparte, o vereador justificou o pedido para participar de reunião na prefeitura da capital e no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). A viagem será sem ônus para o Legislativo.
Após a Ordem do Dia, os vereadores utilizaram o Espaço das Comunicações para falar sobre temas importantes para a cidade. Acompanhe aqui. https://www.youtube.com/watch?v=1g5ze5R4agg
Texto: Camila Porto
Fotos: Tatiane Paumann (estagiária de jornalismo)