
- 21/03/2025
- 1164 visualizações
- Sessão Ordinária
- Criado por: Camila Porto Nascimento em 21/03/2025
No fim da noite de quinta-feira (21), o Parlamento Municipal realizou Sessão Plenária Extraordinária, no Plenário Coronel Valença. Os edis apreciaram e aprovaram projeto de lei que cria o cargo de Assessor Parlamentar V, no âmbito da Câmara de Vereadores de Santa Maria.
O Projeto de Lei nº 9921/2025, de autoria da Mesa Diretora, altera o quadro de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas da Câmara de Vereadores de Santa Maria. A matéria cria o cargo de Assessor Parlamentar V, uma função gratificada, em que a forma de ingresso é a indicação parlamentar. De acordo com o projeto, o requisito para ocupar o cargo é ser alfabetizado. Entre as atribuições do cargo estão: prestar assessoramento imediato ao vereador e assessorar o vereador durante as reuniões e os debates das comissões permanentes ou temporárias e durante as reuniões de bancadas e de frentes parlamentares. Por 14 votos favoráveis e 6 contrários, a criação do cargo foi aprovado.
Votaram favoráveis ao projeto os vereadores: Adelar Vargas (MDB), Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), Guilherme Badke (Republicanos), Helen Cabral (PT), João Ricardo Vargas (PL), Luiz Carlos Fort (PP), Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT), Marina Callegaro (PT), Rudys Rodrigues (MDB), Sérgio Cechin (PP), Sidinei Cardoso Pereira (PT), Tony Oliveira (Podemos), Tubias Callil (PL) e Valdir Oliveira (PT).
Contrários: Alice Carvalho (PSOL), Givago Ribeiro (PSDB), Lorenzo Mazzine Pichinin (PSDB), Luiz Roberto Meneghetti (Novo), Marcelo Zappe Bisogno (União) e Werner Rempel (PCdoB).
Texto: Camila Porto
Foto: Reprodução/ TV Câmara