- 08/04/2025
- 52 visualizações
- Reunião de Comissão
- Criado por: Marcelo Martins em 08/04/2025
Na tarde desta terça-feira (08), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realizou reunião ordinária no Plenarinho da Câmara. Na pauta, os parlamentares trataram da demanda de um grupo de moradores do Parque Jockey Club. Os moradores da área receberam, no dia 31 de março, uma ação judicial de desocupação do local e solicitaram ao colegiado apoio para a resolução do problema.
Estiveram presentes lideranças da comunidade do Jockey Club e os vereadores Alice Carvalho (PSOL), presidente; Lorenzo Mazzine Pichinin (PSDB), vice-presidente; Adelar Vargas, o Bolinha (MDB); Marina Callegaro (PT); Rudys Confirmadíssimo (MDB); e Tubias Callil (PL).
Entre os principais assuntos, os moradores apresentaram a ação judicial entregue no mês de março por oficial de justiça. No documento, as famílias foram notificadas de que devem desocupar o local dentro de 30 dias. Desde 2021, a área vem sendo ocupada irregularmente por pessoas que necessitam de moradia. A principal preocupação das famílias é não terem para onde ir e a falta de diálogo da Prefeitura para encontrar saídas ao problema. Segundo os moradores, cerca de 50 famílias já residem no local de forma permanente, algumas há mais de 20 anos.
Ressaltou-se ainda que os ocupantes do espaço não possuem condições financeiras para pagar aluguel em outro lugar e que muitos moradores tiram sua fonte de renda do local, por meio do cuidado com cavalos.
Diante disso, os vereadores decidiram realizar uma audiência pública com os promotores das áreas administrativa e ambiental, que representam o processo, prefeitura e moradores do Parque Jockey Club, a fim de entender melhor a situação, saber qual o motivo da ordem de desocupação e quais são os projetos previstos para o local.
Texto: Tatiane Paumam
Fotos: Marcelo Martins