- 06/05/2025
- 74 visualizações
- Sessão Solene
- Criado por: Mateus Azevedo em 06/05/2025
Na noite desta terça-feira (06), no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, aconteceu a Sessão Solene de entrega dos Títulos de Benemerência, que contempla quatro honrarias. A solenidade contou com a apresentação musical de Junior Benaduce e Júlio Pereira.
O Título de Cidadã Benemérita foi concedido à enfermeira Martha Souza que, por muitos anos, dedicou-se ao atendimento da população LGBTQIAPN+. Já a homenagem de Cidadão Santa-mariense foi conferida ao professor de Direito e advogado Salo de Carvalho, nascido em Passo Fundo e que, atualmente, reside no Rio de Janeiro.
O título de Honra ao Mérito foi destinado ao sargento da Brigada Militar Christian Pacheco, que encontrou uma menina de nove anos que havia sido sequestrada e mantida em cárcere privado em fevereiro deste ano, no município de Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O título de Vereador Emérito foi concedido ao ex-prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), que exerceu mandato de vereador no município no período de 2001 a 2008.
A vereadora Marina Callegaro (PT) apresentou a primeira homenageada, Martha Souza, fazendo um breve histórico da carreira da agraciada. A homenageada disse que essa data ficará na sua memória e agradeceu a todos os parlamentares que chancelaram o seu nome. Martha acredita que foi o trabalho com o público LGBTQIAPN+ que a credenciou a ser homenageada pelo parlamento municipal. “Foi o trabalho de prevenção à Aids que me levou a esse grupo”. Lembrou o assassinato da Verônica, conhecida como Mãe Loira, ocorrido há alguns anos na cidade. Argumentou que esse público sofre muito com o preconceito da sociedade. “Ainda precisamos dizer o óbvio: não se pede para nascer travesti. Apenas se nasce”.
O parlamentar Werner Rempel (PCdoB) apresentou Salo de Carvalho, agraciado com o Título de Cidadão Santa-mariense. Ao utilizar a tribuna, Salo relatou ser muito reservado, não sendo muito afeito a eventos públicos. Mas disse que quando ficou sabendo que seria homenageado com o título de Cidadão Santa-mariense “meu coração se encheu de alegria e emoção”. Relatou que, em Santa Maria, se constituiu como sujeito. Disse que o lugar de nascimento não é físico, mas sim o lugar em que os cidadãos se percebem. Portanto, afirmou que o seu lugar de nascimento é Santa Maria.
O vereador Tubias Callil (PL) fez uma breve apresentação do sargento Christian Pacheco, agraciado com o Título de Honra ao Mérito. Após, em sua manifestação, o sargento compartilhou a homenagem com seus colegas da Brigada Militar. “Essa homenagem representa o reconhecimento de um trabalho árduo”. Relatou que essa distinção reforça a motivação de seguir atuando como policial militar.
O vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos) apresentou o ex-prefeito Jorge Pozzobom, homenageado com o Título de Vereador Emérito. Por sua vez, o agraciado lembrou que foi prefeito municipal por dois mandatos, enfrentado diversas dificuldades. Também relatou que foi deputado estadual, também por dois mandatos, e que, atualmente, desempenha a função de secretário estadual do Sistema Penal e Socioeducativo. Destacou que foi aluno da Câmara de Vereadores. “Foi essa casa que me ensinou a ter força”. Lembrou alguns fatos da primeira eleição, em 2000, em que concorreu à vereança e, posteriormente, assumiu como suplente.
O prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), relatou que os títulos entregues nesta noite simbolizam o reconhecimento das contribuições dos homenageados à sociedade. Decimo salientou um pouco da trajetória de cada um dos agraciados. “Suas contribuições são um legado valioso para Santa Maria”.
Por fim, o presidente do Poder Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), salientou a importância de cada um dos homenageados.
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Luísa Monteiro e Gustavo Nuh