- 03/06/2025
- 176 visualizações
- Audiência Pública
- Criado por: Clarissa Lovatto em 03/06/2025
Na manhã desta terça-feira (03), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente promoveu audiência pública para debater a respeito da garantia dos direitos das pessoas com fibromialgia. O colegiado é formado pelos vereadores Givago Ribeiro/presidente (PSDB); Valdir Oliveira (PT), Luiz Carlos Fort (Progressistas), Luiz Roberto Meneghetti (Novo), Professor Luiz Fernando (PDT), Marcelo Bisogno (PDT) e Sidi Cardoso (PT). Representantes da secretaria municipal de Saúde não compareceram à audiência em que pese a comissão ter enviado convite.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a fibromialgia é uma doença que causa dor em todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões, provocando fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, alterações de memória e de atenção, cansaço excessivo e depressão. A coordenação do Grupo de Fibromialgia de Santa Maria reivindica o cumprimento da legislação municipal – Lei 6771/2023 - que garante a prioridade no atendimento na rede pública de saúde para pessoas com a doença.
Valdirene Santos agradeceu o colegiado pela promoção da audiência pública para dar visibilidade à situação das pessoas com fibromialgia. Ressaltou que os pacientes continuam enfrentando inúmeros problemas, tais como, esperando, por horas, nas filas das unidades básicas de saúde para serem atendidas porque não há prioridade no atendimento para pessoas diagnosticadas com a enfermidade em algumas UBS’s.
As oradoras que ocuparam a tribuna para se manifestarem pediram mais empatia a quem sobre de fibromialgia e também solicitaram mais divulgação das legislações que dão prioridade no atendimento de pessoas com a doença.
Em reunião realizada pelo colegiado no dia 20 de maio, os parlamentares encaminharam a elaboração de um pedido de providências ao Poder Executivo para que todos os atendimentos prioritários garantidos por lei sejam cumpridos no município.
Na próxima semana, o colegiado irá definir sobre as próximas ações a fim de dar andamento às demandas das pacientes com fibromialgia, especialmente reunião com o Hospital Regional de Santa Maria.
A audiência pública foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara e pode ser conferida, na íntegra no YouTube. Clique aqui para assistir!
Fotos: Gustavo Nuh