- 24/06/2025
- 127 visualizações
- Sessão Ordinária
- Criado por: Camila Porto Nascimento em 24/06/2025
Na Sessão Plenária Ordinária desta terça-feira, os vereadores aprovaram um projeto de lei e dois requerimentos. Antes do início da Ordem do Dia, a Câmara realizou Expediente Nobre em homenagem ao Jubileu da campanha Mãe Peregrina de Schoenstatt e a comunidade utilizou a Tribuna Livre para falar sobre o mês de conscientização e prevenção do uso de drogas.
1 MINUTO DE SILÊNCIO: No início da Sessão Plenária, a Câmara realizou um minuto de silêncio pelo falecimento de Fátima Mallet Machado, mãe do vereador Tubias Callil (PL), ocorrida no dia 22 de junho.
TRIBUNA LIVRE: Antes do início da Ordem do Dia, a comunidade utilizou a Tribuna Livre para falar sobre o Junho Branco, mês de conscientização e prevenção do uso de drogas. Diogo Duarte de Lima falou sobre o trabalho realizado pela unidade Terapêutica Fazenda do Senhor Jesus de apoio às famílias das pessoas que sofrem com dependência química. Ainda, solicitou o apoio do poder público para criar políticas públicas para coibir o uso de entorpecentes.
EXPEDIENTE NOBRE: O vereador Sergio Cechin (PP) foi o proponente do Expediente Nobre em homenagem aos 75 anos da campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e pela indicação do novo beato João Luiz Pozzobon. Em sua exposição, o edil citou que João Luiz Pozzobon entregou a vida ao ideal de levar a imagem da santa até as pessoas acamadas ou adoecidas. Destacou ainda que João caminhou cerca de 140 mil quilômetros para cumprir sua missão.
PROJETO APROVADO:
- Projeto de Lei nº 9989/2025, de autoria da Mesa Diretora, o qual dispõe e autoriza sobre a contratação temporária de excepcional interesse público para os cargos de engenheiro civil e de arquiteto e urbanista para a Câmara de Vereadores de Santa Maria.
ADIAMENTO DE VOTAÇÃO: A pedido do vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT) foi retirada da pauta o Projeto de Lei nº 9893/2025, previsto na Ordem do Dia, que institui o Selo Empresa Verde – Energia Limpa no município de Santa Maria, e dá outras providências. A matéria deve retornar a sessão para ser apreciada pelos parlamentares em outra oportunidade.
REQUERIMENTOS APROVADOS:
- A Comissão Especial para fiscalizar as praças públicas de Santa Maria solicitou a prorrogação do prazo dos trabalhos, por mais 30 dias.
- A Comissão Especial para a criação de um Centro de Referência Especializado para pessoas em situação de rua – Centro Pop – em Santa Maria, requereu a prorrogação do prazo, por mais 30 dias.
Texto: Camila Porto
Fotos: João Victor Souza (estagiário de jornalismo)