ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Câmara realiza Sessão Solene para a entrega de três homenagens


  • 25/06/2025
  • 375 visualizações
  • Sessão Solene
  • Criado por: Camila Porto Nascimento em 25/06/2025
Compartilhe:

Na noite desta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou Sessão Solene para a entrega de três homenagens: a Comenda Chico Mendes, a Medalha Do Acampamento e a Comenda Manoel Pena Xavier. Participaram da solenidade, realizada no Plenário Coronel Valença, vereadores, representantes do Poder Executivo, militares e a comunidade em geral. 

A primeira condecoração entregue é destinada às personalidades e/ou às instituições que se destacaram na área da pecuária levando em conta os critérios de Produtividade, Pesquisa, Investimento e Qualidade. A Comenda Manoel Pena Xavier foi concedida à Mariangela Marzari Hickmann, representando o Marzari Condomínio Agropecuário. O vereador Sergio Cechin (PP) falou sobre o histórico da empresa, um empreendimento familiar que foi fundado em 1955, “sendo uma das mais importantes referências no agronegócio na região”. Ainda, em sua fala, considerou que a empresa deixará um “legado de resiliência, visão empreendedora e de amor a terra”. 

Já a Medalha do Acampamento, destinada aos cidadãos que participam de forma relevante nas atividades concernentes à Defesa Civil, foi conferida ao tenente coronel Rafael Gonçalves Pereira. O vereador Adelar Vargas (MDB) foi o responsável por apresentar o agraciado.  Nascido em Santa Maria, aos 16 anos ingressou na Brigada Militar. Atualmente, é coordenador da 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil. O parlamentar citou a atuação do militar nas enchentes de 2024, ajudando nas buscas e salvamento na cidade. “Sempre desempenhou atividades na Defesa Civil, além das ações de resgates. (...) é merecedor da honraria em reconhecimento aos serviços prestados aos santa-marienses”. 

Por último, foi entregue a Comenda Chico Mendes, essa destinada às pessoas ou às entidades não governamentais santa-marienses, cuja atuação se destaca a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos. O reconhecimento foi concedido a Horst Oscar Lippold, representado na solenidade por sua esposa, Maria Elena Camillo. O vereador Givago Ribeiro (PSDB), informou que o homenageado possui 90 anos, e, durante a sua vida, “fez e faz a diferença na cidade”, devido a sua dedicação à ciência e à natureza. O edil o classificou como “pioneiro e um líder no movimento ambientalista em Santa Maria”, já que, desde 1995, é engajado na preservação do equilíbrio ecológico e criou uma fundação com esse fim que é ativa até hoje. Lippold também foi servidor e professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde atuou em diversos setores da instituição, contribuindo com o seu conhecimento em fauna e flora. O agraciado não compareceu à sessão solene por questões de saúde. 

Ao final da solenidade, o Coral Giusepe Verdi, da Associação Italiana de Santa Maria, sob a regência de Abigail Soma Villa, fez uma apresentação em homenagem ao agraciado com a Comenda Chico Mendes.

A Sessão Solene foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara, canal 18.2 da TV aberta. Acompanhe aqui. 

Texto: Camila Porto
Fotos: João Victor Souza (estagiário de jornalismo)


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços