Lei do Livro 2025 recebe recorde de inscrições de obras com foco na história e cultura de Santa Maria
- 02/07/2025
- 45 visualizações
- Geral
- Criado por: Clarissa Lovatto em 02/07/2025
A 20ª edição do projeto Lei do Livro, promovida pela Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, recebeu, ao todo, a inscrição de 10 obras em 2025. O edital prevê a publicação de até dois livros inéditos, sendo um de caráter acadêmico (como dissertações ou teses) e outro literário (como crônicas, contos, poemas ou romances). A iniciativa valoriza produções que tenham relação direta com a cultura ou história santa-mariense.
Cada autor poderá concorrer com apenas uma obra, que deve estar escrita em língua portuguesa, ser inédita, identificada apenas com pseudônimo e ter entre 80 e 250 páginas.
Segundo a relações públicas da Câmara, Alexandra Ribeiro, dentre os últimos anos, esse foi o maior número de inscrições já recebidas no projeto. “Isso demonstra a credibilidade do concurso, que possibilita um despertar para a escrita e para a literatura na nossa cidade”, complementa a servidora.
As obras selecionadas terão 1.500 exemplares impressos, dos quais 200 serão destinados ao autor. As publicações não poderão ser comercializadas e terão distribuição gratuita ao público, com previsão de lançamento na Feira do Livro de 2026.
Próximos passos
A escolha das obras será feita por uma comissão avaliadora – ainda a ser formada – composta por representantes do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria, da Associação Santa-mariense de Letras e da Casa do Poeta de Santa Maria. A decisão será baseada na relevância do tema e sua ligação com a cultura e história santa-mariense, sendo soberana e devidamente justificada por escrito.
O edital completo com todas as regras pode ser consultado junto à Câmara de Vereadores ou clicando aqui. A Lei do Livro é uma ação consolidada no município e reafirma o compromisso da Casa com a valorização da produção intelectual e artística local.
Texto: Gustavo Nuh (estagiário de jornalismo)
Fotos: Graciane Lorenzi (estagiária de publicidade)